A semana mais curta pelo feriado da Páscoa começa com as bolsas globais operando majoritariamente em baixa nesta segunda-feira (11) e dólar em alta ante boa parte das demais moedas. Os investidores reagem aos dados de inflação na China acima do esperado, em meio a uma nova onda de Covid 19 no país e ainda de olho aos desdobramentos da guerra na Ucrânia. Neste cenário, o petróleo cai mais de 4%, com receios de que o quadro no país asiático derrube a demanda pela commodity e perspectivas de aumento da inflação nos Estados Unidos, podem levar o Fed a assumir postura ainda mais austera na condução da política monetária.
No Brasil, após forte avanço dos juros na sexta-feira, em reação ao IPCA acima do previsto, o discurso do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, , reforçou a percepção, de que o ciclo da Selic terá de se estender para além dos 12,75% sinalizados pelo último Copom.
A agenda semanal ainda traz dados de Serviços e Varejo no Brasil. Importa ressaltar que as bolsas ficarão fechadas pelo feriado de Sexta-feira Santa nos EUA, Europa e Brasil. O presidente do BCB indicou que a inflação brasileira está elevada, assim como os núcleos. Neste contexto, os juros futuros passaram a subir mais, afetados ainda pela abertura das curvas no exterior, e também pesam em algumas ações da Bovespa. O Ibovespa registrava queda as 14 horas de 0,8%, pouco acima dos 117.300 , alinhado a seus pares em Wall Street. As ações de commodities são penalizadas pelo recuo do petróleo e do minério de ferro. O dólar teve manhã de volatilidade e começou a tarde perto da estabilidade, na casa de R$ 4,70.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos