Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa resiste a exterior negativo e negocia em alta

Mercado Intraday: Ibovespa resiste a exterior negativo e negocia em alta
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

As bolsas na Ásia fecharam em queda e índices acionários na Europa operaram em baixa, refletindo o tom negativo das bolsas americanas ontem. Os indicadores divulgados mais cedo na Europa ficaram em segundo plano. A produção industrial do Reino Unido cresceu acima do esperado. Já o PIB da Alemanha cresceu 2,7% em 2021 em relação ao ano anterior, em linha com a previsão.

Nos EUA, os índices sinalizavam mais uma sessão de queda no início da tarde. Tanto a produção industrial quanto as vendas do varejo norte-americano em dezembro vieram piores do que o esperado. O sentimento do consumidor medido pela Universidade de Michigan também caiu mais do que o previsto. Além disso, a queda no lucro no quarto trimestre de 2021 do Citigroup, coloca as bolsas em Nova York no campo negativo e acende uma luz amarela para o resultado dos grandes bancos .

No Brasil, o dado de vendas no varejo de novembro surpreendeu positivamente. Às 14h, o Ibovespa tem alta de 0,75%, testando os 106 mil pontos, com a valorização de Petrobras e bancos se sobrepondo às perdas de mineradoras e siderúrgicas. No câmbio, o dia é de realização de lucros induzido pelo exterior. O dólar tem ligeira alta ante o real, mas ainda na casa dos R$ 5,53, acompanhando a tendência internacional, por sua vez, ditada pelo tom firme dos discursos de dirigentes do Federal Reserve contra a inflação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A fala dos diretores também recoloca os rendimentos dos Treasuries em trajetória ascendente. Na curva de juros local, as taxas alternaram altas e baixas moderadas durante a manhã e abrem a tarde perto da estabilidade, com o mercado dividido entre o exterior e fatores domésticos.