Mercado

Mercado Intraday: bolsas avançam antes do Fomc e Copom

Mercado Intraday: bolsas avançam antes do Fomc e Copom
Sede da B3. REUTERS/Amanda Perobelli

À espera da decisão de política monetária do Federal Reserve, que será conhecida as 15h, os investidores globais realizaram ajustes positivos em suas posições de risco durante a primeira parte da sessão desta quarta-feira. Como resultado, as principais bolsas da Europa encerram o dia em alta, interrompendo uma sequência negativa que perdurava desde a última semana (seis pregões consecutivos), enquanto os índices futuros de Nova York subiam ao redor de 1%.

Com um possível aperto de 75 pontos-base na política na taxa básica norte-americana já esperado, o mercado parece incorporar nos preços uma ampla gama de riscos e agora focará na coletiva de imprensa (15h30) do presidente da instituição, Jerome Powell, para os ajustes adicionais – para cima, ou para baixo, à depender da mensagem apresentada. A reunião extraordinária do Banco Central Europeu (BCE), objetivando a redução de riscos na zona do euro, somada aos indicadores melhores que o esperado na China também influenciaram de forma positiva os negócios mais cedo.

No Brasil, estimulado pelo ambiente externo, o Ibovespa tenta encerrar uma sequência de oito sessões em queda (a mais longa desde maio de 2012), operando em alta de aproximadamente 040% às 13h55, aos 102.504 pontos, enquanto o dólar operava em baixa de 0,50%, aos R$ 5,10. Diferentemente dos Estados Unidos, por aqui o mercado só poderá avaliar a decisão do Copom após o término dos negócios e, mesmo que as expectativas apontem amplamente para uma Selic a 13,25% ao ano (ou seja, um aumento de 0,50 pp hoje), a possibilidade de que a porta ainda fique aberta para o próximo encontro do colegiado impede a maior tomada de risco por parte dos investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na frente corporativa, as ações da Natura (NTCO3) lideravam as altas dentro do Ibovespa, depois que a empresa anunciou que vai realizar uma reestruturação organizacional, dando maior autonomia às quatro unidades de negócios, nomeando como parte dessa iniciativa, Fabio Barbosa para o cargo de CEO – um profissional de formação financeira, com passagens pelo Santander Brasil e Febraban.

Como essa mudança não era esperada, e considerando muitos dos problemas que a empresa teve após a aquisição da Avon, aparentemente a Natura tentará manter um controle mais rígido de metas, orientação, margens etc. – uma das dificuldades que o mercado teve com a empresa no último ano, já que a percepção entre muitos investidores institucionais é de descontrole em torno dos números (por exemplo, a Natura revisou seu guidance duas vezes para baixo e o mercado ainda não tem certeza se essas metas serão cumpridas).

Outras empresas ligadas ao consumo e ao setor de tecnologia, como CVC, Inter, GOL e Petz também figuravam entre as maiores altas do dia, refletindo essa melhora no ambiente internacional e alguma estabilização nos juros futuros. Entre as maiores baixas, as empresas de commodities figuravam como destaques, em dia de recuo nos preços internacionais do petróleo e do minério de ferro.