As bolsas europeias fecharam mistas na sessão de hoje, em linha com os movimentos vistos na madrugada na Ásia. Os mercados refletiram não só dados divergentes na China, mas também os estudos recentes que indicaram que as duas doses da vacina Coronavac, produzida pela Sinovac, não são suficientes para a proteção contra a nova cepa do vírus.
Leia também
Além disso, na Europa, os mercados aguardam as definições de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra, que serão divulgadas amanhã. Nos EUA os mercados aguardam a definição de política monetária do Fed. O Banco Central norte-americano divulgará sua aguardada decisão às 16h, seguida por pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Fed, às 16h30. Neste compasso de espera, as bolsas de NY operavam no campo negativo nesta tarde.
No Brasil, as divulgações pela manhã do IGP-10 de dezembro e do IBC-Br de outubro contribuíram para minimizar a queda do Ibovespa. O IGP-10 de dezembro mostrou deflação de 0,14%, queda menor que a mediana das projeções que apontava para -0,25%. Já o IBC-Br veio em linha com as projeções, recuando 0,4%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste início da tarde, o Ibovespa opera próximo da estabilidade com os investidores locais também em compasso de espera pela decisão do Fed. Além disso, o mercado aguarda as definições do novo impasse na PEC dos Precatórios. Assim o Ibovespa recuava 0,1%, aos 106.651 pontos às 14h55. No mercado de câmbio o dólar frente ao real subia 0,35% cotado aos R$ 5,71