As bolsas americanas oscilam próximo da estabilidade após a divulgação das vendas no varejo nos EUA, que caíram mais do que o esperado por analistas. Os investidores também aguardam a decisão de política monetária do FED e da entrevista de Jerome Powell, cuja expectativa é de manutenção dos juros, ao mesmo tempo em que crescem as esperanças de que um pacote fiscal do país seja anunciado. Na Europa, as bolsas fecharam em sua maioria em alta, após a leitura dos PMIs da zona do euro e da Alemanha, que vieram acima do esperado.
No Brasil os investidores monitoram a votação da lei das diretrizes orçamentária (LDO). Enquanto isso, o vencimento de opções sobre Ibovespa também agrega instabilidade aos negócios, mas pode dar fôlego ao giro financeiro. O Ibovespa opera agora no terreno negativo, com queda de 0,38% aos 115.694 pontos.
As ações de frigoríficos se destacam em alta após notícias do pior surto de gripe aviária já registrado no Japão. Já entre as maiores quedas, estão as ações da Eletrobras em meio a notícias sobre privatização. O tom de cautela também persiste no mercado de câmbio, e o dólar renovou máximas na última hora, chegando a R$ 5,13.
Leia também