O início da semana é de apetite por risco. Resultados positivos de bancos americanos se somam à moderação das apostas em aumento de juros pelo Fed, sustentando a melhora do humor dos investidores, na esteira da diminuição das preocupações com recessão nos EUA ao final da semana passada. As sinalizações do governo chinês de aumentar os estímulos ao setor imobiliário também contribuem para a recuperação dos mercados, gerando reação forte das commodities. Petróleo e minério de ferro avançam hoje mais de 4%.
Neste cenário, as bolsas europeias encerraram o dia no campo positivo, enquanto as bolsas americanas operam em alta agora no início da tarde. Durante esta semana, os investidores estarão atentos à divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) na Zona do Euro e à decisão do banco central europeu (BCE), que ocorrerá na quinta-feira.
No Brasil, a alta das commodities e a recuperação dos índices acionários no exterior dão impulso para o Ibovespa. Às 14h30, o Ibovespa era negociado aos 98.072 pontos com alta de 1,5%. Em dia favorável para os ativos de risco, o dólar opera em queda contra o real, com recuo de 0,5%, cotado aos R$ 5,38/US$. Os juros futuros operam em alta, em função da aceleração das commodities e os reflexos na inflação e também acompanhando o movimento do avanço das treasuries. Na agenda econômica de hoje, destaque para a divulgação do IGP-10 de julho que veio acima do teto das estimativas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos