Mercado

Mercado Intraday: em dia volátil, Petrobras define os rumos do Ibovespa

Mercado Intraday: em dia volátil, Petrobras define os rumos do Ibovespa
(Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Sem um forte referencial externo, onde os mercados norte-americanos (à vista) estão fechados em virtude de feriado local, a Bolsa brasileira atravessou uma manhã volátil nesta segunda-feira (20), refletindo a leitura dos investidores sobre os eventos domésticos – em especial a troca de comando na Petrobras.

Dessa maneira, durante boa parte da manhã, o Ibovespa operou em queda, pressionado justamente pelas ações da Petrobras (cujas negociações foram suspensas algumas vezes, inclusive), além do fraco desempenho das ações de empresas de siderurgia e mineração, após o forte recuo de 8% nos preços do minério de ferro durante a madrugada. Entretanto, após uma melhor avaliação dos eventos envolvendo a mudança no comando da estatal, junto à melhor dinâmica no mercado externo, o principal índice da bolsa brasileira voltou a trajetória de alta, superando os 100 mil pontos em alguns momentos.

Lá fora, os ânimos dos investidores refletem a agenda econômica da Europa, onde a presidente do Banco Centro Europeu (BCE), Christine Lagarde, confirmou os planos de subir juros em 25 pontos-base em julho, mas enfatizou que a criação de um instrumento contra a fragmentação da zona do euro deve reduzir os impactos econômicos na região. Assim, às 13h32 o Ibovespa tinha alta de 0,43%, próximo das máximas intradiárias, aos 100.258 pontos. No mercado de câmbio, o dólar subia 0,13% ante o real, aos R$ 5,15.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Do ponto de vista corporativo, além da grande volatilidade apresentada pelas ações da Petrobras, após a renúncia de José Mauro Coelho ao cargo de presidente e no conselho de administração da empresa, e a indicação de quem ocupará a direção da estatal interinamente, que será o diretor executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, os papéis da Weg (WEGE3) chamaram a atenção na ponta positiva do Ibovespa. As ações da empresa subiram quase 7% na primeira parte da sessão, após a revisão de estimativas e de recomendação por uma casa de análise, o que adicionou mais de R$ 6 bilhões ao valor de mercado da companhia somente hoje.

Aqui na Ágora, reconhecemos a qualidade da Weg, por conta de todo seu histórico de inovação e a enorme possibilidade de criação de novos mercados com o avanço da tendência de eletrificação, mas entendemos que existem papéis mais descontados no setor de Bens de Capital, como Marcopolo (POMO4) e Randon (RAPT4), motivo pelo qual, em termos relativos, temos apenas recomendação Neutra para WEGE3 atualmente.

Na direção oposta, corrigindo parte da alta recente, as ações da CVC figuravam entre as principais baixas do Ibovespa, assim como o papéis da Azul (AZUL4) e da GOL (GOLL4), que caíam pela manhã, em reação ao anúncio de que a LATAM deve sair do processo de Recuperação Judicial (Chapter 11, nos Estados Unidos) durante o segundo semestre, o que em tese trará maior concorrência ao mercado doméstico de aviação civil.