As bolsas da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira, enquanto os índices europeus passaram a recuar após leitura dos dados econômicos e a cautela com a crise geopolítica. O dado de inflação ao produtor (PPI) na Alemanha, atingiu o recorde de 25% na leitura anual de janeiro. O dado do PMI da Industria do país também decepcionou, ficando abaixo do esperado, enquanto o PMI Composto da zona do euro superou as estimativas. Hoje é feriado do Dia do Presidente nos EUA, o que manterá os mercados fechados por lá.
Com os mercados em Wall Street fechados, os ativos no Brasil encontram espaço para alguma recuperação, com o dólar negociando abaixo da marca de R$ 5,10 e o Ibovespa aos 113,2 mil pontos (+0,4%).
Nas ações, o Ibovespa sobe, amparado pelo avanço das commodities e a perspectiva positiva para os balanços da Vale e Petrobras, que saem esta semana.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar cai com a entrada de fluxo estrangeiro e a Selic elevada. O câmbio influencia o recuo dos juros de médio e longo prazos, com o investidor no aguardo do IPCA-15 e da votação do pacote de combustíveis no Senado, na quarta. A falta de acordo entre os líderes, todavia, pode postergar a votação para março.