Em dia de agenda esvaziada, os mercados acionários em Nova York iniciaram a sessão em alta, mas perderam fôlego logo no início do pregão, com o índice Nasdaq virando para o negativo. Enquanto isso, os investidores aguardam novos comentários de dirigentes do Fed nesta terça-feira e o conteúdo da ata da última reunião monetária do Fomc, que será divulgado amanhã.
Leia também
No exterior, o dólar perde força, aparentemente refletindo uma realização de lucros após quatro dias acumulando ganhos ante pares principais, tendo em vista a inflação persistente e expectativas por novas altas de juros nos Estados Unidos, além da cautela com a desaceleração da economia por conta de novos lockdowns na China para combater aumento de casos e mortes por coronavírus.
Aqui no Brasil, os mercados locais estão na expectativa por alguma definição sobre a PEC em meio a sinais de falta de consenso no Senado sobre o valor extra teto de gastos, que precisa ser aprovada em dois turnos no Congresso até o dia 15 de dezembro. Nesse ambiente, o Ibovespa oscilou durante a manhã e próximo das 13h20 tinha queda de 0,92% aos 108.738 pontos. Enquanto isso, as taxas dos principais contratos de juros futuros sobem, bem como o dólar frente ao real (+0,86%) cotado aos R$ 5,35/U$S.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em relação às ações, destaque para os papeis do setor de Mineração e Siderurgia que operam em alta na Bolsa, em meio à valorização da moeda norte-americana ante o real, apesar da queda do minério de ferro de 1,96% em Dalian, na China. A maior alta do dia fica por conta das ações da CSN, em reação a notícias da empresa, como a aprovação de dividendos extraordinários. Já as ações da Petrobras, estão entre os destaques negativos, a despeito da valorização do petróleo no exterior.