Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa acima dos 110 mil pontos e dólar em queda

Mercado Intraday: Ibovespa acima dos 110 mil pontos e dólar em queda
A B3 é a maior bolsa de valores da América Latina. (Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock)

A semana começa com um tom mais positivo vindo do exterior. Às vésperas da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central Norte Americano (Fed), em meio a crescentes temores com recessão, os mercados acionários de Nova York tentam se recuperar das perdas recentes. Da mesma forma, as principais bolsas da Europa também fecharam em alta.

O dólar cai ante as divisas de países desenvolvidos, pressionado pelo euro, que ganhou impulso após melhora inesperada do sentimento das empresas da Alemanha e do discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), indicando que os juros poderão começar a subir já em julho. Petróleo e minério de ferro também avançam, refletindo uma expectativa de aumento de demanda por combustíveis e a recuperação do consumo da China, já que a cidade de Xangai vem aliviando paulatinamente as restrições relacionadas à Covid-19.

O pano de fundo dos negócios, todavia, permanece o mesmo. A preocupação com a inflação ao redor de todo o mundo, deixa os investidores atentos. A realização do Fórum Econômico Mundial, em Davos, que reúne os principais líderes globais pode trazer alguma novidade nesta frente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o ambiente global favorece o desempenho dos ativos de risco domésticos, especialmente se considerarmos a agenda de indicadores e o noticiário mais esvaziado nesta segunda-feira. A moeda americana tem recuo consistente, negociando abaixo dos R$ 4,80, e o Ibovespa negocia aos 110.200 pontos. O maior apetite ao risco é alimentado pela perspectiva de reabertura da economia da China e de novos estímulos ao gigante asiático.

A possibilidade do governo americano retirar algumas das tarifas impostas a produtos chineses e, no Brasil, o projeto que unifica a alíquota do ICMS a 17% para combustíveis, energia e telecomunicações (poderá ser votado amanhã), são variáveis favoráveis ao cenário inflacionário. As ações da Petrobras sobem com força, amparadas pela questão do ICMS, que também ajuda a derrubar os juros futuros. Na contramão da curva de juro americana, as taxas de juro locais recuam ainda com a valorização do câmbio e expectativa de forte desaceleração do IPCA-15 de maio.