As bolsas europeias a exceção de Londres (FTSE) recuaram mesmo após números melhores que o esperado de índices de gerentes de compras (PMI) da região. Nos EUA, os índices acionários de NY operavam sem fôlego no início da tarde, com viés mais negativo. Os índices das bolsas dos EUA, que iniciaram o pregão em baixa, ganharam algum fôlego com a divulgação do PMI industrial dos EUA, que subiu a 59,1 em novembro, ligeiramente acima da estimativa de analistas. Os rendimentos dos Treasuries tem valorização, com a aposta numa elevação de taxas em maio de 2022, após a indicação, ontem, de Jerome Powell para um segundo mandato no FED.
Leia também
A escalada dos juros dos títulos da dívida americana costuma impactar empresas de tecnologia, que têm mais peso no Nasdaq. O petróleo chegou a recuar 1% com o anúncio da liberação de reservas estratégicas da commodity pelos EUA e outros países, mas passou a subir, com os investidores de olho em uma possível reação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
No Brasil, o dólar ultrapassou os R$ 5,65, refletindo, entre outros fatores, a crise na Turquia. A fuga de capitais daquele país pressiona outras divisas emergentes e ligadas a commodities pares do real. O avanço da cotação no mercado doméstico, todavia, também está ligado às expectativas de uma antecipação da alta de juros nos Estados Unidos, bem como as preocupações com a quarta onda de covid na Europa. A falta de tração do exterior afeta apetite a risco no Brasil, num cenário que já é de maior cautela. Apesar da valorização das commodities – minério de ferro, + 4%, e petróleo, entre 1,5% e 2% que impacta positivamente as ações da Vale, siderúrgicas e Petrobras, o Ibovespa negociava próximo aos 102 mil pontos as 13h30 horas. A indefinição sobre a PEC dos Precatórios sustenta cautela dos investidores. As taxas de juros têm viés de alta, com os vencimentos curtos puxados também pelo desconforto com a inflação e expectativas pelo IPCA-15.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos