A quinta-feira (25) marca o início do Simpósio de Jackson Hole, nos Estados Unidos, e em meio a discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e divulgação de indicadores de atividade a maioria dos mercados mostra volatilidade. Às 14h42, o Ibovespa operava novamente em terreno positivo, acompanhando o desempenho das bolsas norte-americanas. Assim, o índice tinha alta de 0,5%, aos 113.458 pontos.
Na Alemanha, a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre cresceu 0,1% em relação ao período anterior, acima das expectativas que apontavam para estagnação. O indicador contribuiu para o encerramento do DAX – principal índice acionário do país – no positivo na sessão de hoje.
Na Europa, também foi dia de divulgação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e na leitura dos agentes de mercado o documento deu sinais de que a autoridade monetária deve elevar novamente em mais 0,5 ponto porcentual a taxa de juros local, na próxima reunião em setembro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já nos EUA, a segunda leitura do PIB norte-americano mostrou uma contração anualizada de 0,6% no segundo trimestre, um pouco pior que as estimativas, de -0,5%, porém melhor em relação à primeira leitura de -0,9%. Enquanto para a inflação, o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) atingiu 7,1% no mesmo período de apuração.
No Simpósio de Jackson Hole, as falas dos dirigentes têm mostrado que o foco é a contenção da inflação, mas ainda sem sinais de qual será o próximo movimento, o que reforça as expectativas para a fala de Jerome Powell, presidente do Fed, amanhã.
Assim, na Europa os mercados encerraram mistos, enquanto em NY o Dow Jones chegou a oscilar entre altas e baixas e no início da tarde tinha viés positivo, em linha com as demais bolsas locais.
No Brasil, sem uma agenda local relevante, o mercado acionário abriu em alta, mas virou para o negativo com a piora nos preços das ações da Petrobras, pressionada pela queda no preço do petróleo em meio à incertezas na oferta, com uma possível retomada do acordo nuclear entre potências econômicas e o Irã.
Publicidade
No câmbio, o dólar frente ao real tem sessão volátil, oscilando entre altas e baixas. Há pouco, operava praticamente estável, em R$ 5,11.