As bolsas americanas ampliam as altas. Nasdaq e S&P 500 renovaram máximas intradiárias após o aguardado discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole pela manhã. Powell afirmou que a maioria dos dirigentes do Fed concorda em reduzir as compras de ativos ainda neste ano, caso a economia continue avançando.
Leia também
Contudo, afirmou também que a manutenção dos estímulos, no atual ritmo, deve continuar enquanto não atingir às metas de emprego e de estabilidade de preços. A leitura da continuidade de uma política acomodatícia por mais tempo reflete também nos juros dos Treasuries, que recuam em resposta ao comunicado.
Na Europa, os mercados fecharam em alta, acompanhando o maior apetite a risco no mercado global, após o tom dovish no discurso de Powell.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, os mercados refletem os movimentos no exterior, com queda do dólar ante ao real, alta do Ibovespa e queda dos juros futuros. Mais cedo, o mercado conheceu o Índice de Preços ao Produtor (IPP) do mês de julho, que mostrou avanço de 1,94% ante alta de 1,29% em junho. O indicador reforça a preocupação sobre o comportamento da inflação. Além disso, o mercado aguarda a definição do valor da bandeira vermelha 2 de energia elétrica, que será divulgado ainda hoje pela Aneel.
Às 13h40 o Ibovespa subia 1,36%, aos 120.324 pontos, enquanto o dólar recuava 1,03%, em R$ 5,19.
Publicidade