Publicidade

Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa segue abaixo dos 100 mil pontos

Mercado Intraday: Ibovespa segue abaixo dos 100 mil pontos
Operador trabalha em frente a telão na Bolsa de Valores de Nova York, EUA 16/06/2022 REUTERS/Brendan McDermid

Nesta quinta-feira (30), prevalece o temor de uma recessão global nos mercados e com isso as bolsas da Europa fecharam em queda, encerrando o pior trimestre desde o começo de 2020, em meio a indicadores mistos no dia e com ações do setor de energia sob pressão diante da queda do petróleo. Nos Estados Unidos, o indicador de inflação predileto do Federal Reserve (banco central do país) subiu 0,6% em maio ante abril, e a renda pessoal avançou 0,5% no período, mais que o esperado (0,4%). No entanto, o núcleo da inflação PCE avançou 0,3% em maio ante abril, abaixo da previsão do mercado. De todo modo, o nível anual ainda é elevado, sem forças para reverter a tendência de baixa das bolsas americanas.

Os contratos futuros de petróleo ampliavam perdas, após mais cedo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidir manter o plano de aumentar a produção da commodity em 648 mil barris por dia (bpd) em agosto, segundo informou comunicado divulgado após conferência ministerial do grupo hoje.

Aqui no Brasil, o Ibovespa acompanha o mau humor externo, com queda de 0,75% aos 98.805 pontos próximo das 14h30. Nem mesmo dados da economia chinesa indicando expansão e a taxa de desemprego, que caiu abaixo de dois dígitos, animam os investidores. Os investidores ainda ficarão de olho em sessão no Senado para votar a proposta da PEC dos Combustíveis, que concede uma série de benefícios sociais, hoje a partir das 16 horas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de câmbio, o dólar desacelerou o ritmo de alta, em meio ao aprofundamento das perdas da moeda americana frente a divisas fortes, com o índice DXY operando perto das mínimas. O dólar também diminuiu o ímpeto em relação a divisas emergentes. Às 14h23, o dólar à vista era negociado a R$ 5,19, próximo da estabilidade.

Dentre as ações, destaque para Fleury ON, que subia mais de 15%, após a notícia de que assinou um acordo de fusão com a Hermes Pardini. Do lado negativo, seguindo pares no exterior e a nova baixa do minério de ferro na China, as ações de mineradoras e siderúrgicas caem em bloco.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>