Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa realiza lucros, após fortes ganhos em novembro

Mercado Intraday: Ibovespa realiza lucros, após fortes ganhos em novembro
Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão

Na manhã do último pregão do mês de novembro o tom majoritariamente negativo foi verificado nas bolsas da Europa e nos índices acionários de Nova York. A realização de lucros acontece em meio ao desconforto com a tensão comercial entre os Estados Unidos e a China.

Por outro lado, ajuda a amenizar o clima, a leitura do PMI industrial chinês, que veio melhor que o esperado em novembro. Ainda nos EUA, a equipe do presidente eleito, Joe Biden, confirmou a indicação da ex-presidente do Federal Reserve Janet Yellen para chefiar o Departamento do Tesouro, como era esperado pelo mercado. Yellen é reconhecida por sua experiência e é favorável a mais estímulos fiscais.

A farmacêutica Moderna, por sua vez, anunciou que pedirá autorização para uso emergencial de sua vacina para a covid-19, que apresentou 94,1% de eficácia em resultados finais dos estudos. Neste contexto, os juros longos dos Treasuries passaram a subir, enquanto outros ativos de segurança como o ouro e o dólar a operar em baixa. O petróleo, por sua vez, oscila, à espera da conclusão de um encontro da Opep+ que pode resultar em uma extensão dos cortes na produção.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, passado o segundo turno das eleições municipais, as atenções políticas voltam para a pauta do Congresso, diante da expectativa pela retomada da agenda de reformas, condição primordial para que o fluxo de investidores estrangeiros, que está perto de R$ 30 bilhões, perdure.

É importante que, pelo menos, o Orçamento de 2021 seja aprovado no curto prazo. A agenda econômica dos próximos dias é importante, com destaques para o resultado da produção industrial referente ao mês de outubro e o PIB brasileiro no 3T20. A tarde começou com uma piora em Nova York, com índices de ações nas mínimas, o que pesa no mercado interno.

Assim por volta das 13h, o Ibov negociava aos 109.350 pontos, com uma queda de 1,1%. Entre as maiores quedas figuravam as ações da B2W, Cielo e BR Malls. Já entre os destaques de alta tínhamos as ações da companhias aéreas (Azul e Gol) e de aluguel de carros, como a Localiza.