Mercados europeus encerraram majoritariamente no negativo, após a sanção de embargo a importação de petróleo russo por parte da União Europeia. Além disso, os mercados seguem em compasso de espera da definição de política monetária que será conhecida daqui a pouco nos EUA. Os mercados esperam uma alta de 0,5 p.p. pelo Fed, mas há expectativas quanto ao tom no comunicado que será proferido por Jerome Powell, presidente do Banco Central norte-americano, na sequência. Nos EUA, o mercado operava no negativo, mas no início da tarde o Dow Jones e o S&P 500 inverteram o sinal impulsionados pela alta do petróleo, após as sanções europeias.
Aqui no Brasil, também em dia de definição da taxa básica de juros, o Ibovespa segue com comportamento negativo, com os investidores acompanhando as incertezas advindas do exterior. Por aqui, o mercado estima mais uma alta de 1 p.p. levando a Selic para 12,75% a.a., mas há expectativa também de uma continuação do ciclo de elevação dos juros por conta do avanço continuo da inflação.
Às 14h50, o Ibovespa tinha queda de 0,94% cotado aos 105.529 pontos. Já o dólar voltou a se fortalecer frente ao real e subia cerca de 1% aos R$ 5,01
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos