O petróleo devolve parte da disparada recente, com queda de 4%, sob efeito também do início da liberação de parte da reserva emergencial dos países membros da Agência Internacional de Energia (AIE), acordada na semana passada.
Aqui no Brasil, o dólar volta a cair à casa de R$ 4,99, refletindo entrada de recursos estrangeiros enquanto o Ibovespa retoma os 113.200 pontos próximo às 14h. o volume financeiro na Bolsa promete ser robusto mais uma vez.
Hoje, depois do fechamento da B3, serão divulgados alguns balanços de empresas brasileiras, como Marfrig, CSN e CSN Mineração, dentre outras. As ações da Petrobras têm queda moderada, enquanto investidores esperam a reunião do governo com ministros e o presidente da Petrobras.
As ações do Grupo Natura são destaque de alta, seguida por Unit de Banco Inter. A alta também era forte entre os grandes bancos. As taxas futuras de curto prazo também respondem à queda da produção industrial. O dado acende alerta sobre o ritmo da atividade, num ambiente de preocupação com os impactos no conflito no Leste Europeu. Assim, os juros curtos já mostram diminuição das apostas de um ajuste de 1,25 ponto porcentual da Selic. Dois projetos que visam frear a alta dos preços dos combustíveis no mercado interno estão na pauta do Senado nesta quarta-feira.