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- No período de 2016 a 2020, Magalu distribuiu R$ 821 milhões em proventos para os detentores de suas ações (MGLU3)
- Pelo menos 15% do lucro líquido apurado pelo Magazine Luiza deve ser distribuído em forma de dividendos para seus acionistas, conforme o estatuto social da companhia
(Por Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – No período de 2016 a 2020, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) geraram um retorno de 226,4%, quando considerados a valorização de mercado e o pagamento de dividendos.
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Isso posicionou a empresa brasileira na primeira posição do ranking global, por indústria, como a companhia com maior valor retornado aos acionistas, segundo levantamento do Boston Consulting Group (BCP).
Nesses cinco exercícios, o Magalu distribuiu R$ 821 milhões em proventos, considerando dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) para os detentores de suas ações (MGLU3). O volume representa uma média de R$ 164 milhões por ano.
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Em 2021, o Magazine Luiza já realizou o pagamento de R$ 100 milhões em forma de JCP e ainda não distribuiu dividendos.
Mas caso o lucro líquido no segundo semestre repita o resultado dos seis primeiros meses do ano, a empresa deve remunerar seus acionistas com, pelo menos, outros R$ 100 milhões em proventos referentes a este exercício.
Conheça mais sobre o histórico das ações da Magazine Luiza e o pagamento de dividendos da MGLU3, além do payout e dividend yield das ações.
Histórico de lucro da MGLU3
O Magazine Luiza vinha registrando um crescimento exponencial em seu lucro líquido anual antes da pandemia — após amargar um prejuízo de R$ 65 milhões em 2015.
A companhia registrou um resultado positivo de R$ 86 milhões no exercício de 2016, R$ 389 milhões em 2017, R$ 597 milhões em 2018 e R$ 921 milhões em 2019.
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Em 2020, a tendência anual de alta foi interrompida por conta da pandemia, mas ainda assim conseguiu um lucro líquido de R$ 392 milhões no ano.
O recuo no resultado foi reflexo, principalmente, do forte prejuízo registrado entre março e setembro daquele ano, após a rede varejista fechar 920 lojas para evitar a disseminação do coronavírus.
A situação começou a mudar nos últimos três meses de 2020, quando a companhia voltou a ter um lucro líquido consistente, de R$ 232,1 milhões no período.
No primeiro semestre de 2021, a empresa continuou a recuperação, ainda que em um ritmo mais lento, alcançando um resultado positivo de R$ 354 milhões.
Distribuição de dividendos do Magazine Luiza (MGLU3)
Pelo menos 15% do lucro líquido apurado pelo Magazine Luiza deve ser distribuído em forma de dividendos para seus acionistas, conforme o estatuto social da companhia.
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No entanto, o pagamento está condicionado a realidade financeira da empresa durante o exercício. Em alguns casos, os administradores podem comunicar a suspensão da distribuição.
Os dividendos do Magazine Luiza são distribuídos, de forma ordinária, uma vez por ano, após a análise do balanço financeiro da MGLU3 e a aprovação sobre a destinação do lucro líquido do exercício — que inclui também a formação de reserva financeira e o reforço do capital de giro. O valor do dividendo a ser pago por ação é definido pela assembleia geral de acionistas.
Mesmo quando os dividendos não são distribuídos, como foi o caso de 2020, quando o lucro líquido apresentou uma forte redução em comparação ao ano anterior, os acionistas em assembleia podem decidir pelo pagamento de juros sobre o capital. Relativo ao exercício, foi aprovado o pagamento de R$ 170 milhões em JCP.
Confira quais foram os últimos proventos pagos pela MGLU3 aos acionistas:
Data Aprovação | Data Com | R$ por ação | Data de Pagamento | Tipo |
30/06/21 | 05/07/21 | 0,0155 | A definir | JCP |
22/12/20 | 29/12/20 | 0,0263 | 05/05/21 | JCP |
27/07/20 | 30/07/20 | 0,0235 | 19/08/20 | DIV |
23/12/19 | 30/12/19 | 0,0089 | 19/08/20 | JCP |
30/09/19 | 07/10/19 | 0,0184 | 19/08/20 | JCP |
15/04/19 | 15/04/19 | 0,0116 | 26/04/19 | DIV |
21/12/18 | 28/12/18 | 0,1482 | 26/04/19 | JCP |
16/04/18 | 16/04/18 | 0,0661 | 25/04/18 | DIV |
14/12/17 | 19/12/17 | 0,0991 | 25/04/18 | JCP |
20/04/17 | 25/04/17 | 0,2543 | 05/05/17 | DIV |
Payout do MGLU3
Uma das formas para saber se uma empresa oferece uma boa remuneração aos seus acionistas é o cálculo do payout. O indicador se refere à porcentagem total do lucro líquido distribuído, tanto na forma de dividendos quanto por juros sobre capital próprio. No caso do Magazine Luiza, a média do payout entre 2016 e 2020 foi de 34%, um índice financeiramente saudável.
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Nos últimos cinco anos, a menor porcentagem foi paga em 2016, quando 25% do lucro líquido foi distribuído aos acionistas.
O ano de 2020, mesmo com a pandemia, foi o que mais remunerou os detentores de ações MGLU3, com um volume de R$ 392 milhões distribuídos, o que representou 43% do resultado.
Em 2019, apesar de uma distribuição mais significativa, de R$ 921 milhões, o payout foi menor, de 35%, por conta do lucro líquido maior registrado no exercício.
Durante o primeiro semestre de 2021, esse indicador está em 48%, mas se trata ainda de um resultado parcial. O valor final só será conhecido após a divulgação do resultado final do exercício, que deve acontecer em fevereiro de 2022, e a decisão da assembleia ordinária, programada para julho do próximo ano.
Qual é o dividend yield da MGLU3?
A média do dividend yield da MGLU3 é de 0,22% nos últimos cinco anos. Isso significa que, para cada R$ 100 em ações, o investidor recebeu R$ 0,22 em proventos, quando somados os dividendos e os juros sobre capital.
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A partir do payout, é possível calcular o dividend yield (ou rendimento de dividendos, em tradução livre) outra maneira de saber se o pagamento aos acionistas de uma companhia vale a pena. Esse indicador é calculado pela divisão dos proventos pagos pelo preço da ação.
O resultado do dividend yield da MGLU3 pode ser considerado baixo em comparação com a média da Bolsa de Valores brasileira. A Taesa (TAEE11), por exemplo, teve uma média de dividend yield de 10,93% no mesmo período, enquanto outras empresas varejistas, como as Lojas Renner (LREN3), apresentou uma média de 1,08% do indicador.
No entanto, o investidor tem de analisar o indicador sob a perspectiva do forte crescimento do Magazine Luiza, que aposta em uma estratégia agressiva de aquisições para formar um ecossistema em torno da marca.
A expansão do Magalu tem sido realizada a partir do caixa próprio da companhia e não sobre dívidas, o que reduz a distribuição de dividendos a um curto prazo.
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Isso deve propiciar muitos anos de solidez, com a continuidade de pagamento de bons proventos a seus acionistas a longo prazo.