Essa é a previsão de Nassim Taleb, criador da teoria do Cisne Negro, explicada no livro de mesmo nome. A teoria representa um evento, positivo ou negativo, que é considerado improvável, mas que causa consequências massivas.
Em entrevista à Bloomberg News durante a Hedge Fund Week, Taleb comentou que quedas futuras nas empresas fomentadas pela IA podem ser duas ou até três vezes maiores do que o recuo de 17% registrado pela Nvidia. “Isso é só o começo de uma adaptação à realidade. Agora as pessoas percebem que não é mais algo infalível. Há uma pequena rachadura no vidro”, revelou.
O autor ainda alertou para o fato de os investidores se concentrarem na narrativa de que as ações da Nvidia continuariam a subir enquanto a empresa mantém seu domínio em IA. No entanto, ele descreveu o recuo do início da semana como “muito pequeno” comparado aos riscos potenciais na indústria.
Vale lembrar que o que causou a forte queda dos papéis da Nvidia foi o aumento das especulações sobre a real necessidade de investimentos bilionários realizados pelas empresas para o desenvolvimento de inovações tecnológicas de IA. Os questionamentos atingem em cheio os negócios da fabricante, já que os chips vendidos são utilizados por empresas para a criação de produtos com inteligência artificial.