Mercado

Petrobras: como o mercado vê a indicação de Ferreira Coelho

O nome de José Mauro Coelho ainda precisa ser aprovado, mas é visto como uma indicação técnica

Petrobras: como o mercado vê a indicação de Ferreira Coelho
Ações da companhia operam em alta após indicação de um “nome técnico” para a presidência. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
  • As ações da Petrobras iniciaram o pregão desta quinta-feira (7) em alta após a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras e Marcio Andrade Weber para o conselho administrativo da estatal
  • Às 13h20, a PETR3 e a PETR4 subiam 2,49% e 2,75% respectivamente
  • A expectativa do mercado, agora, é que o novo presidente da Petrobras, se aprovado, consiga prosseguir com a atual política de preços, sem interferências maiores por parte do governo

As ações da Petrobras iniciaram o pregão desta quinta-feira (7) em alta, após a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras e de Márcio Andrade Weber para o conselho administrativo da estatal. Às 13h20, a PETR3 e a PETR4 subiam 2,49% e 2,75% respectivamente.

Coelho é presidente do Conselho de Administração da PPSA, estatal responsável por negociar a parte da União na exploração do pré-sal, e foi secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021.

As novas indicações ao comando da Petrobras ocorrem após as desistências do economista Adriano Pires e do empresário e presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, que declinaram dos convites por conflitos de interesses. Na semana passada, o general Joaquim Silva e Luna foi tirado do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, insatisfeito com os sucessivos aumentos do preço do combustível.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Silva e Luna permaneceu no comando da estatal por quase um ano. Entre a sua posse, no dia 19 de abril de 2021, e a sua demissão, em 29 de março de 2022, os ativos PETR3 e PETR4 acumularam ganhos de 71,85% e 58,34%, respectivamente, segundo levantamento feito pela Plataforma TC/Economatica.

Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, explica que, embora tenha feito uma boa gestão, o comando de Silva e Luna não é a única razão por trás da valorização das ações da Petrobras. Trata-se de uma combinação de fatores internos e externos. “Foi uma boa gestão, mas a variação do papel não está ligado somente às melhorias internas, mas ao cenário, que também acabou favorecendo a empresa com a alta do petróleo”, diz.

Do ponto de vista da gestão, para França, Silva e Luna soube dar continuidade à política da empresa, que vem apresentando bons resultados nos últimos balanços. “A estatal melhorou processos, continuou aumentando a exploração no pré-sal, que é uma região com custo de produção menor, ganhou rentabilidade. A Petrobras ainda seguiu uma trajetória de redução da alavancagem, que permitiu à companhia destravar uma nova política de distribuição de dividendos. Os últimos resultados mostraram também boa geração de caixa”, pontua o analista.

A expectativa do mercado, agora, é que o novo presidente da Petrobras, se aprovado, consiga prosseguir com a atual política de preços, sem interferências maiores por parte do governo.

Veja o que pensam analistas sobre a indicação de José Mauro Ferreira Coelho ao comando da estatal:

Ricardo França, analista da Ágora Investimentos

“Depois que o economista Adriano Pires declinou o convite, o mercado estava muito ansioso. E José Mauro Coelho é um nome que atende as expectativas dos acionistas minoritários, porque é um nome técnico, de um executivo que foi secretário de petróleo do Ministério de Minas e Energia. Então tem as credenciais técnicas para poder conduzir a Petrobras da maneira que a empresa vem sendo conduzida nos últimos anos, respeitando a política de preços dos combustíveis.

Publicidade

É um nome que deve dar sequência ao trabalho que vinha sendo feito, realmente técnico, e esse é o principal alívio para o mercado.”

Fabiano Braun, private banker e sócio da Matriz Capital

“José Mauro Coelho tem uma carreira de 14 anos na área energética do governo, de onde saiu em 2021 para se recolocar na iniciativa privada. O novo presidente , à princípio, defende a paridade dos preços internacionais do petróleo e a mudança do modelo de cobrança do ICMS sobre os combustíveis. Isso agrada demais ao mercado.

A não interferência do preço das commodities pelo Estado faz com que, principalmente, o investidor estrangeiro acredite mais na instituição. E isso traz cada vez mais dinheiro para o Brasil. De certa forma, isso intensifica a valorização do real frente ao dólar, movimento que estamos acompanhando recentemente.”

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos

“As ações estão reagindo bem ao novo nome. É claro que ainda precisa ser aprovado, já vimos o Adriano Pires sendo indicado e ficando pelo caminho. Mas, de toda forma, é bem diferente do que aconteceu 12 meses atrás, quando a troca no comando da Petrobras foi para o nome de um militar e todo mundo acreditava que teria uma interferência na política de preços.

Agora, colocando um nome mais técnico, que já tem experiência no setor de energia, a transição vai ser bem menos volátil. Por isso, o mercado reagiu bem, gostou do nome, entendendo que é um sinal de boa gestão para os próximos meses.

Claro que, pensando em longo prazo, se você é acionista da Petrobras ou está interessado em ter as ações no portfólio, é preciso pensar muito mais em quais vão ser as consequências das eleições. E isso foge do nome novo, já que, caso haja uma mudança de poder, muito provavelmente o comando vai ser trocado novamente. Então é preciso acompanhar o que os candidatos estão falando sobre isso.”

Cesar Frade, mestre em Economia e sócio da Quantzed

“O José Mauro Coelho era secretário de petróleo do Ministério de Minas e Energia na gestão do ministro Bento Albuquerque, portanto uma pessoa de confiança de Albuquerque e do ministro Paulo Guedes.

Sendo assim, se espera uma continuidade da política de paridade de preços do mercado internacional e isso é extremamente importante para o mercado. Isso vai dar uma cara de gestão profissional na Petrobras sem nenhum tipo de intervenção. O mercado vê como positivo o nome, já que as ações da Petrobras pela manhã subiram mais de 2,5%.”

Thomas Giuberti, economista e sócio da Golden Investimentos

“O mercado gostou. É um cara de dentro, que já sabe como as coisas estão funcionando. O mercado ficou aliviado, tanto que a ação está subindo hoje, reprecificando o risco de alguns outros indicados. Acaba esse zum zum zum, a especulação. E, com o petróleo nesse preço, até mesmo aliviando qualquer pressão futura sobre a Petrobras, então, vida que segue.”

Matheus Spiess, analista de investimentos da Empiricus

“Assim que li o nome do José Mauro Ferreira Coelho para comandar a Petrobras, senti um alívio. E hoje a alta da ação frente a queda do brent do petróleo lá fora é uma comprovação disso. É um nome técnico, do mercado de energia, que já passou por diversos polos do setor, que conhece de óleo e gás. E que já apareceu anteriormente defendendo a paridade internacional de preços, portanto, não é um nome que o mercado teme.

Publicidade

Quando tivemos a troca do Castello Branco [para o Silva e Luna], no início do ano passado, houve um temor de que isso poderia acarretar intervenção de preços, o que não se comprovou. O que temos observado é que as reformas internas de governança na companhia foram tais que, hoje, a troca no comando da empresa não significa intervenção de preços. Pode mudar alguma coisa ou outra, mas não muda a política de preços, o que é positivo.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos