Publicidade

Mercado

Veja quanto a S&P 500 deve subir no início da temporada de balanços nos EUA

Prévia da XP Investimentos fala em desaceleração nos ganhos das empresas que compõem o índice S&P 500, na faixa dos 3,5%, sem surpresas

Veja quanto a S&P 500 deve subir no início da temporada de balanços nos EUA
(Foto: Envato Elements)
  • Entre os destaques positivos estão as empresas de tecnologia, com previsão de ganhos de receita em 6,8% e de 19,6% nos lucros
  • Do lado negativo, devem aparecer as empresas de materiais básicos, devido aos preços mais baixos das commodities
  • Análise leva em consideração que a economia dos EUA está crescendo, mas a uma taxa mais lenta

Os gigantes das finanças americanas JP Morgan Chase (JPMC34) e  Citigroup (CTGP34) deram início hoje à temporada de balanços do primeiro trimestre de 2024, reportando lucros de US$ 12,94bi  e US$ 3,39bi.  Goldman Sachs  (GSGI34) e Charles Schwab (SCHW34) dão seguimento aos resultados, na próxima segunda-feira (15), antes da abertura dos mercados.

A análise global da XP Investimentos soltou uma prévia, esperando desaceleração nos ganhos das empresas que compõem o índice S&P 500, na faixa dos 3,5%, e resultados sem grandes surpresas para cima como aconteceu na temporada passada.

Entre os destaques positivos estão as empresas de tecnologia, com previsão de ganhos de receita em 6,8% e de 19,6% nos lucros, refletindo o bom momento dos subsetores de software com Microsoft (MSFT34, 15%) e semicondutores, Nvidia (NVDC34, 404%). Comunicações (Meta M1TA34, 94% e Alphabet, GOGL34, 30%) e Consumo discricionário (Amazon, AMZO34, 169%) também serão puxados por empresas de tecnologia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Do lado negativo, devem aparecer as empresas de materiais básicos (receita -5,5% e lucro -24,8%), devido aos preços mais baixos das commodities. A exceção deve ficar com a Newmont (N1EM34) , mineradora de ouro, cuja previsão é registrar lucros crescentes na casa dos 34% após as novas máximas do metal precioso.

Economia americana desacelera

O relatório é assinado pelo estrategista Global, CFA da XP, Paulo Gitz e pela analista Global, Maria Irene Jordão. O time argumenta que a economia dos EUA está crescendo, mas a uma taxa mais lenta do que nos trimestres anteriores.

Para este primeiro trimestre, as expectativas giram em torno de um crescimento de 2% do PIB norte-americano, marcando o segundo trimestre de desaceleração nos EUA (4,9% no 3T23 e 3,2% no 4T23).

Apesar de menor, o ritmo ainda continua forte, com baixo desemprego e consumo elevado, que deverá seguir sustentando os lucros das empresas no trimestre. O S&P 500 deverá completar neste trimestre a terceira sequência de crescimentos nos lucros, desta vez na base de 3,5%, contra 5,8% do 3T23 e 4,7% do 4T23.

Diferente das previsões anteriores que foram surpreendidas para cima, os analistas da XP não veem espaço para novas surpresas positivas nos resultados.

Isso é reflexo da já citada desaceleração do crescimento econômico dos EUA, aos ajustes em menor magnitude para o lucro das empresas, dificuldade no trabalho de contenção da inflação e apreciação do dólar frente às principais moedas nos lucros das empresas.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos