• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Varejistas já atingiram o fundo? Analistas indicam se é hora de comprar

As cinco maiores quedas do Ibovespa em 2023 até agora ficaram com companhias do setor varejista

Por Artur Scaff

10/11/2023 | 13:15 Atualização: 10/11/2023 | 13:26

Varejo. (Foto: Envato Elements)
Varejo. (Foto: Envato Elements)

As companhias do setor varejista são responsáveis algumas das principais quedas do Ibovespa em 2023: Magazine Luiza recua 32,43% no acumulado do ano até a última quarta-feira (8), Casas Bahia (BHIA3) despenca 74,75% e Pão de Açúcar (PCAR3), 76,60%. As ações das empresas do setor sofrem principalmente por conta das altas taxas de juros praticadas no País – atualmente em 12,25% ao ano – e do baixo poder de compra da população.

Leia mais:
  • Como o STF pode quase dobrar os rendimentos do FGTS
  • Crise na Starbucks pode arrastar dividendos de FIIs para o buraco?
  • Reforma tributária avança; veja os principais pontos e o que o mercado espera
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O varejo é um dos setores mais impactados pelos juros por conta da dificuldade da população de ter acesso a bens de maior valor, o que impacta no volume de compras de produtos domésticos da linha branca e eletrônicos. A taxa de juros básicos na economia – no caso do Brasil, a Selic – é um dos mecanismos econômicos mais utilizados para combater a inflação, que nos últimos anos corroeu o poder de compra da população.

Mesmo com dois cortes seguidos na Selic, o valor das taxas praticadas pelo mercado para empréstimos e financiamentos segue em patamar historicamente alto, e o varejo ainda não conseguiu se recuperar. “Para o varejo começar a chamar atenção, a Selic precisaria cair para baixo de 10%”, disse Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Lucas Barleta, gerente do Serasa Crédito, destaca que a redução nos juros ainda não está sendo praticada pelas instituições financeiras no curto prazo. “As últimas variações da Selic não impactaram os juros que as instituições financeiras estão praticando nas operações de crédito no curto prazo. No médio prazo, de seis a doze meses, o consumidor deve começar a sentir”, explicou.

As cinco maiores quedas do Ibovespa em 2023 ficaram com companhias do setor varejista, com o maior derretimento verificado no Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). No intuito de auxiliar os investidores em suas aplicações, o E-Investidor consultou quatro analistas para saber se as companhias de varejo listadas na Bolsa já atingiram, de fato, o fundo do poço ou se elas ainda têm espaço para cair.

As varejistas já chegaram ao fundo do poço?

Para os quatro analistas consultados pelo E-Investidor, a resposta para a pergunta acima é não. Por mais que algumas das ações tenham conhecido suas mínimas históricas no decorrer do ano, ainda há espaço para desvalorizações.

E Ferrer explica o porquê. “Este não é o fundo do poço, porque essas ações são muito influenciadas pelo cenário macroeconômico e enquanto os juros estiverem acima dos 10%, o endividamento das famílias estiver alto e a capacidade de compra ainda estiver muito comprometida, o varejo ainda deve cair”, disse.

Além disso, o analista da Empiricus Research comenta que há um grau de risco considerável em aplicar em papéis do varejo. “Se os juros não caírem na velocidade que o mercado espera e se a inflação voltar a assustar, pode-se esperar mais volatilidade nessas ações”, disse Ferrer.

Publicidade

Larissa Quaresma, também analista da Empiricus Research, tem uma visão um pouco mais positiva para o setor. “As varejistas estão muito baratas, como a Renner (LREN3), mas elas ainda podem ficar mais baratas, dependendo do cenário macroeconômico. Não está no mais baixo, mas está bem próximo. Há mais espaço para subir do que para cair”, disse.

É hora de comprar?

Os analistas já deixaram claro que as ações do varejo estão bem descontadas, mas que ainda há espaço para cair. No entanto, isso pode indicar uma oportunidade de investimento.

Lucca Ramos, sócio da One Investimentos, pontua que é possível comprar ações do varejo, mas que é necessário olhar a qualidade da companhia. “Para o investidor que tem foco no longo prazo, sim, pode ser uma boa oportunidade. Muitas empresas caíram bem, mas temos que ficar atento à qualidade das empresas que estamos comprando”, explicou.

Ferrer, apesar de achar que ainda não é hora de comprar ações do varejo, diz que a Empiricus tem uma preferência dentro do setor. “É o Mercado Livre, porque não tem lojas físicas e atua em um mix diferente das demais, com a melhor cadeia logística do Brasil, além de ser listada no exterior, podendo captar em dólar”, comentou.

Contudo, Diego Faust, líder de renda variável da Manchester Investimentos, pontua que o cenário macroeconômico, com a “incapacidade do Banco Central de manter os juros baixos por muito tempo”, e os juros americanos fazem com que não seja a hora do varejo. “Por esse contexto, o longo prazo não está claro e essas taxas de juros, por mais que já tenham caído, precisam cair um tanto a mais para tornar o varejo atrativo de novo”, disse. “Do jeito que o ambiente externo está trazendo essa incerteza para a Selic, nossos papéis acabam ficando bastante descontados”, completou.

O que falta para o varejo deslanchar?

De acordo com os analistas, o segredo para o varejo deslanchar está na baixa da Selic, na redução dos juros a longo prazo tanto aqui quanto nos Estados Unidos e na recomposição da renda familiar das camadas mais pobres.

Publicidade

“O corte da Selic ajuda as empresas varejistas e todas as outras companhias cotadas em Bolsa, mas os juros de longo prazo têm uma influência muito maior no preço de uma ação”, disse Quaresma. “No entanto, os juros de longo prazo vão acompanhar os juros dos Estados Unidos, os Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano). Então, eu prestaria mais atenção neste juros de longo prazo e na situação americana”, completou.

Faust vai na mesma linha de Quaresma, indicando a dependência dos juros da taxa básica Selic com o praticado nos Estados Unidos. “O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) indicou a necessidade de manter a taxa de juros longa mais alta durante mais tempo, indo de 2,5% para 5% nos últimos anos. Isso traz para o nosso Banco Central um limite do quanto ele pode fazer a nossa taxa de juros cair no longo prazo”, disse.

“Se você tem uma taxa muito alta nos Estados Unidos e o nosso Banco Central traz o nosso juros para algo que não tenha um prêmio em cima da taxa dos EUA, não teremos dinheiro entrando. O dólar vai disparar e, com isso, a inflação dispara também”, completou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • ações em queda
  • Conteúdo E-Investidor
  • EUA
  • Federal Reserve
  • Ibovespa
  • Juros
  • Selic
  • Varejo
Cotações
19/05/2025 2h52 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2025 2h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Logo E-Investidor
Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Imagem principal sobre o Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Logo E-Investidor
Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Mercado
Gripe aviária: quais ações de frigoríficos serão impactadas pela suspensão da venda de frango?
Mercado
Gripe aviária: quais ações de frigoríficos serão impactadas pela suspensão da venda de frango?

Uma única empresa é apontada como a grande penalizada pelas barreiras impostas neste sábado (17))

18/05/2025 | 12h47 | Por Bruno Andrade
Banco do Brasil (BBAS3) em queda: oportunidade de compra ou sinal de alerta?
Mercado
Banco do Brasil (BBAS3) em queda: oportunidade de compra ou sinal de alerta?

Ações do banco lideram perdas do Ibovespa no pregão após resultados decepcionarem o mercado

16/05/2025 | 15h21 | Por Beatriz Rocha
Banco do Brasil (BBAS3) perde R$ 20,7 bi em valor de mercado em meio à frustração com balanço
Mercado
Banco do Brasil (BBAS3) perde R$ 20,7 bi em valor de mercado em meio à frustração com balanço

Montante equivale aos valores de mercado de empresas como Ambipar (AMBP3) e Hapvida (HAPV3)

16/05/2025 | 13h34 | Por Jenne Andrade
Méliuz (CASH3) muda “negócio”, compra R$ 160 milhões em bitcoin e ações disparam na Bolsa; entenda
Mercado
Méliuz (CASH3) muda “negócio”, compra R$ 160 milhões em bitcoin e ações disparam na Bolsa; entenda

Empresa diz ter se tornado a primeira "Bitcoin Treasury Company" da América Latina, mas novidade não agrada a a todos

16/05/2025 | 12h45 | Por Jenne Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador