• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Como ficam as ações da Uber com o aumento do preço da gasolina?

Empresa enfrenta série de desafios e papéis caem 24% em 2022

Por Jenne Andrade

23/03/2022 | 9:40 Atualização: 23/03/2022 | 9:40

Aumento dos juros e dos preços dos combustíveis afetam empresa - Foto: Brendan McDermid/Reuters
Aumento dos juros e dos preços dos combustíveis afetam empresa - Foto: Brendan McDermid/Reuters

Nos últimos três meses, o barril de petróleo Brent subiu 44%, passando de US$ 79,32 para US$ 114,55. O principal motivo para essa escalada de preço é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que desestabilizou as cadeias energéticas. O país comandado por Vladimir Putin, que agora sofre sanções econômicas, é um importante produtor e exportador de petróleo e gás natural.

Leia mais:
  • Uber prevê 1º lucro ajustado e ações disparam
  • O que o aumento no preço do Uber tem a ver com o mercado
  • Seis pontos que o investidor precisa saber sobre Rússia e Ucrânia
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A falta de insumos russos eleva o preço do petróleo no mundo e, no final, dos combustíveis. No Brasil, a gasolina e o diesel já estão quase 20% mais caros do que no início do ano, o que deixou a Petrobras em evidência.

Entretanto, não somente a petroleira fica na ‘corda-bamba’ diante desse cenário. A Uber também é pressionada quando os preços dos combustíveis sobem. A empresa de transporte por aplicativos tem capital aberto na Nyse (UBER) e BDRs distribuídos na B3 (U1BE34).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 2022, os papéis da companhia negociados no exterior apresentam em queda de 24,12%, enquanto os recibos negociados na bolsa brasileira caem 34% no mesmo período.

Na última semana, a Uber anunciou que as corridas ficarão 6,5% mais caras. O dilema da empresa está em conseguir reter e atrair motoristas, por meio do aumento de remuneração, sem afastar os passageiros. Esse desafio, entretanto, não é o único que a empresa teve nos últimos meses. Desde o início da pandemia, a plataforma vem enfrentando dificuldades para conseguir novos parceiros.

“Se ampliarmos o horizonte de análise, nos últimos 12 meses as ações do Uber acumulam uma queda de 40%”, afirma William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities. “Além do aumento dos combustíveis, que é um problema, durante a pandemia houve a dificuldade de atrair mão de obra, principalmente nos EUA. Até porque havia o risco de contaminação pelo coronavírus e uma remuneração que ficava cada vez menor.”

Já Rodrigo Lima, analista de investimentos e editor de conteúdo da Stake, vê a empresa se mobilizando para diminuir a dependência da frota dos combustíveis fósseis. “A Uber já vinha dando incentivos para os motoristas britânicos comprarem carros elétricos, e agora isso está se estendendo aos EUA. A empresa está dando um subsídio de US$ 6 mil para a compra de um veículo elétrico da Nissan, o que não é pouca coisa, é quase 20% do valor do carro”, afirma. “Já em 2025, a Uber espera que todas as corridas em Londres e Amsterdã sejam realizadas por veículos elétricos. Então o impacto dos preços dos combustíveis não será tão grande para a companhia.”

Publicidade

Lima também ressalta que os maiores gastos da companhia não são relacionados aos motoristas parceiros, mas às campanhas de marketing da plataforma. Sobretudo no segmento de entregas, que ainda é pouco lucrativo. No último mês, por exemplo, a Uber Eats anunciou a saída do Brasil.

“A Uber simplesmente não conseguiu concorrer com o Ifood [e saiu do país]. O que é algo que a empresa vem fazendo: o desinvestimento em áreas não lucrativas”, afirma. “As margens de delivery deles são muito baixas, até por conta desses gastos com o marketing. Já o segmento de corridas costuma ser lucrativo.”

Subida dos juros

A dificuldade em manter motoristas por conta da alta dos combustíveis se alia a um risco maior: o fenômeno global de aumento das taxas de juros para conter a inflação provocada pela pandemia e pelo atual salto das commodities.

A Uber é uma empresa que ainda não possui grande lucratividade e que tem muito do seu valor de mercado associado às expectativas de crescimento futuro – como a maior parte das companhias de tecnologia, cujos papéis são chamados ‘growth stocks’ (ações de crescimento).

Os juros mais altos tendem a dificultar esse crescimento e diminuir o valor associado ao Uber e demais companhias de tecnologia. A taxa Selic, por exemplo, deve chegar ao fim do ano em 12,75%, enquanto nos EUA os juros devem oscilar entre 0,25% e 0,5% ao ano.

Publicidade

Essa alta das taxas acaba afastando os investidores das chamadas “growth stocks”, que são trocadas por ações de valor (empresas consolidadas da ‘velha economia’, como é o caso das companhias de commodities e instituições financeiras tradicionais).

Para Natan Epstein, portfolio manager da Catarina Capital, um choque monetário (subida de juros) de maior intensidade pode levar os EUA para uma recessão, o que reduziria a demanda pelos serviços da Uber .“Por um lado, podemos esperar que o número de corridas caia, conforme a economia esfria. Por outro, o choque no preço dos combustíveis, com o conflito na Ucrânia, obrigará a Uber a aumentar a remuneração dos seus motoristas, o que poderá pressionar as margens da companhia”, diz Epistein.

Lima, da Stake, ressalta que a Uber possui uma alavancagem financeira grande e registrou EBITDA (Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) positivo pela primeira vez nos últimos dois trimestres de 2021. A companhia também revisou para cima as expectativas para o EBTIDA do primeiro trimestre deste ano, para um montante entre US$ 100 milhões e US$ 130 milhões.

A expectativa é que a plataforma esteja recuperando o volume de viagens de antes da pandemia. “A Uber ainda investe muito em marketing no mundo todo, mas conseguiu se consolidar como líder global do setor de mobilidade, que tem concorrentes fortíssimos”, afirma Lima. “No setor de delivery, ela já encontra uma competitividade muito forte. Um grande risco da Uber hoje é essa verticalização dos serviços.”

Perspectivas

Apesar de ser uma companhia inovadora e de muita relevância mundial, Alves tem dificuldade de enxergar valor no modelo de negócio. “Admiro os empreendedores que realmente criaram um novo mercado, mas acho difícil de ver potencial de valor. Isso porque é uma empresa que ainda investe muito, queima caixa, e sem conseguir muita lucratividade e sendo impactada por diversos fatores”, afirma o especialista da Avenue. “O preço do combustível sobe e dificulta a vida da Uber, falta mão de obra, isso dificulta a vida da Uber também.”

Publicidade

A Uber está investindo em inovação para fugir desses riscos. Um desses investimentos é o Uber Explore, em que o passageiro pode marcar reservas ou comprar ingressos para eventos pela plataforma e já deixar a corrida agendada. Ainda assim, o cenário é difícil. “Tenho um certo ceticismo, não consigo ver como um modelo de negócio lucrativo”, explica Alves.

Essa também é a visão de Epstein, da Catarina Capital. “Dentro do Fundo Newton nós estamos evitando expor os investidores a ações de empresas ainda não comprovadamente rentáveis, motivo pelo qual não recomendamos a compra de Uber por enquanto. Uma vez que a empresa comece a gerar caixa para os investidores, revisamos o caso”, afirma,

O gestor ressalta os grandes desafios da Uber para o médio prazo. “Escalar o modelo de assinatura da empresa, algo que concorrentes como o DoorDash já fazem”, afirma Epistein. “O segundo desafio é o de agregar uma maior gama de produtos à sua base. Ao mesmo tempo que a Uber é líder no mercado de caronas ao redor do mundo, ainda existe um espaço muito grande para se conquistar em outros setores como logística e entregas.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • NYSE
  • Tecnologia
  • Uber
Cotações
17/09/2025 22h28 (delay 15min)
Câmbio
17/09/2025 22h28 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 4

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 5

    Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quanto custa comer na melhor pizzaria do mundo em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer na melhor pizzaria do mundo em 2025?
Imagem principal sobre o Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Logo E-Investidor
Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Imagem principal sobre o Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Logo E-Investidor
Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Imagem principal sobre o Usucapião de 5 anos: entenda quem pode se tornar dono legal do imóvel
Logo E-Investidor
Usucapião de 5 anos: entenda quem pode se tornar dono legal do imóvel
Imagem principal sobre o IPTU 2026: aposentados têm direito à isenção? Entenda as regras
Logo E-Investidor
IPTU 2026: aposentados têm direito à isenção? Entenda as regras
Imagem principal sobre o Aposentados, pensionistas, idosos e PcDs podem ficar isentos do IPTU 2026? Veja as condições
Logo E-Investidor
Aposentados, pensionistas, idosos e PcDs podem ficar isentos do IPTU 2026? Veja as condições
Imagem principal sobre o R$ 100 mil em 1, 2 ou 3 anos: quanto é preciso investir por mês?
Logo E-Investidor
R$ 100 mil em 1, 2 ou 3 anos: quanto é preciso investir por mês?
Imagem principal sobre o INSS lança plataforma que promete agilizar consultas e recursos; veja como usar
Logo E-Investidor
INSS lança plataforma que promete agilizar consultas e recursos; veja como usar
Últimas: Negócios
Procuradora-chefe da CVM comunica saída do cargo
Negócios
Procuradora-chefe da CVM comunica saída do cargo

Luciana Alves informou a decisão à diretoria da autarquia nesta semana; procurada, ela não respondeu às solicitações de contato

12/09/2025 | 15h39 | Por Jenne Andrade
3º maior banco do Brasil em clientes, Nubank agora mira o México para buscar mais 65 mi deles. E os dividendos?
Negócios
3º maior banco do Brasil em clientes, Nubank agora mira o México para buscar mais 65 mi deles. E os dividendos?

Plano de expansão e gestão eficiente em cenário macroeconômico turbulento conquistam a confiança do mercado; banco digital, porém, está longe de alcançar bancões em remuneração de acionistas

10/09/2025 | 14h01 | Por Bruno Andrade
Reag Capital negocia a venda da Ciabrasf com exclusividade após operação Carbono Oculto
Negócios
Reag Capital negocia a venda da Ciabrasf com exclusividade após operação Carbono Oculto

Devem ser adquiridas cerca de 97% das ações da companhia que está com a Reag, mantendo listagem na B3

10/09/2025 | 11h09 | Por Altamiro Silva Junior
Reag (REAG3) elege novos presidente do Conselho e diretor financeiro após renúncia coletiva de membros
Negócios
Reag (REAG3) elege novos presidente do Conselho e diretor financeiro após renúncia coletiva de membros

Segundo a empresa, o colegiado se reunirá oportunamente para nomear outros dois membros adicionais

10/09/2025 | 08h33 | Por Ana Paula Machado

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador