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Prêmio as melhores da Bolsa: Hypera Pharma (HYPE3) investe em expansão de produtos

Em 2022, a companhia fez 92 lançamentos e adquiriu 10 marcas

Prêmio as melhores da Bolsa: Hypera Pharma (HYPE3) investe em expansão de produtos
Complexo industrial farmacêutico da Hypera, em Anápolis (GO) Foto: Hypera/ Divulgação
O que este conteúdo fez por você?
  • Hypera Pharma teve como prioridade em 2022 manter o ritmo de crescimento das vendas acima da média do mercado e a expansão do portfólio de marcas
  • Foram 92 lançamentos no ano e 10 marcas da Sanofi no Brasil adquiridas, tanto com medicamentos isentos de prescrição quanto medicamentos de prescrição
  • Para 2023, a expectativa está na integração das marcas adquiridas à plataforma operacional da Hypera e no lançamento de mais de 120 produtos - ou seja, 30% a mais do que no ano passado

Na 7ª posição no ranking do Prêmio Broadcast Empresas, da Agência Estado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Hypera Pharma (HYPE3) teve como prioridade em 2022 manter o ritmo de crescimento das vendas acima da média do mercado e a expansão do portfólio de marcas.

No ano passado, a companhia registrou lucro líquido de R$ 1,7 bilhão (alta de 5,5% sobre 2021), Ebitda de R$ 2,6 bilhões (29,3% superior ao ano anterior) e receita líquida de R$ 7,5 bilhões (crescimento de 27% no comparativo anual).

Foram 92 lançamentos no ano, que impulsionaram o crescimento orgânico da companhia. Para ampliar seu portfólio, a Hypera adquiriu 10 marcas da Sanofi no Brasil, tanto com medicamentos isentos de prescrição quanto medicamentos de prescrição.

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“A aquisição de marcas líderes, além de lançamentos e da entrada em novos mercados, como o segmento institucional, que inclui hospitais e clínicas, contribuíram para o nosso desempenho”, afirma o presidente executivo da empresa, Breno Oliveira. “Também asseguramos que tivéssemos estoque suficiente de produtos acabados e matéria-prima para atender a forte demanda por antigripais, antialérgicos e corticóides no ano passado”, acrescenta.

As vendas de imunoglobulina, um dos destaques do último ano, não fazem mais parte das projeções da companhia, pois a autorização para comercialização do medicamento expirou. Imunoglobulinas são anticorpos. O fármaco é produzido a partir de plasma de sangue humano.

“Com o portfólio base atual que temos voltado para o mercado institucional, já conseguimos atingir um patamar de vendas em torno de R$ 400 milhões, o que representa cerca de 50% de crescimento nas mesmas bases de comparação contra 2022”, diz o presidente.

Inovação

Para 2023, a expectativa está na integração das marcas adquiridas à plataforma operacional da Hypera e no lançamento de mais de 120 produtos – ou seja, 30% a mais do que no ano passado. “Temos investido continuamente em inovação para acelerar o ritmo de lançamentos da companhia. Nosso propósito é expandir e diversificar o portfólio para ampliar o acesso a medicamentos seguros e eficazes, para que as pessoas vivam mais e melhor”, afirmou Oliveira.

Além disso, o presidente acredita que há um bom espaço para a redução do capital de giro. O processo, iniciado no ano passado, deve durar pelo menos 12 meses. “Aumentamos estoques internos e no canal, até por segurança durante incertezas relacionadas a abastecimento na pandemia, mas caminhamos para uma normalização. Já equacionamos a necessidade de caixa com captações entre janeiro e maio deste ano”, afirma.

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A projeção deste ano para a receita líquida da Hypera está em cerca de R$ 8,6 bilhões, o Ebitda ajustado das operações continuadas próximo dos R$ 3,05 bilhões e lucro líquido das operações continuadas em R$ 1,85 bilhão. As expectativas consideram um crescimento um pouco acima do mercado, com 50% do avanço da receita vindo dos lançamentos de 2022 e 2023.

“Temos boas oportunidades para além de 2023 também. Temos, por exemplo, mais de 90 produtos no pipeline de inovação para clínicas e hospitais, abrangendo as áreas de oncologia, especialidades e biológicos”, diz Oliveira. “Ao todo, mantemos atualmente 450 produtos no pipeline de desenvolvimento para fazer frente às demandas do mercado nos próximos anos.”

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