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Negócios

Com dívidas de R$ 2,7 bi, Avianca Brasil entra com pedido de falência

A companhia aérea estava sem operar desde maio do ano passado

Por E-Investidor

06/07/2020 | 15:46 Atualização: 06/07/2020 | 15:50

A Avianca apresentou pedido à Justiça para transformar processo de recuperação judicial em falência Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez
A Avianca apresentou pedido à Justiça para transformar processo de recuperação judicial em falência Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez

(Estadão Conteúdo) – A Avianca Brasil, que estava em recuperação judicial desde dezembro de 2018, entrou com pedido de falência.

Leia mais:
  • Ações das aéreas dispararam. Reação é sinal de retomada?
  • 5 previsões sobre o futuro das aéreas, segundo o presidente da Latam
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Com dívidas que somam R$ 2,7 bilhões, a companhia aérea estava sem operar desde maio do ano passado. No pedido protocolado na última sexta-feira, a empresa afirma que seu plano de recuperação foi prejudicado por decisões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Isso porque a agência reguladora redistribuiu entre as empresas aéreas os slots (horários de pousos e decolagens nos aeroportos) que eram operados pela Avianca Brasil.

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Segundo regra da Anac, quando uma companhia deixa de usar determinado slot, ele deve ser repassado a outra empresa segundo alguns critérios. A Avianca, porém, havia vendido seus slots para a Latam e para a Gol, em um leilão no qual levantou US$ 147 milhões (cerca de R$ 780 milhões na cotação atual). Sem o aval da Anac, a operação não foi concluída.

Na procuração, a Avianca Brasil destaca ainda que a decisão da agência reguladora de redistribuir os slots antes usados pela aérea não está sendo colocada em prática agora, quando o setor está praticamente paralisado por causa da pandemia da covid-19.

“Lamentavelmente (a Anac) só foi capaz de mudar sua postura diante de uma crise setorial, mas revelou ser essa a medida adequada (manutenção dos slots) para preservar crises individuais de tais empresas.” A Alvarez & Marsal, administradora judicial da Avianca Brasil, já havia pedido em novembro do ano passado a falência da aérea.

No documento, a empresa afirmava que “os rumos tomados pela recuperanda (Avianca) parecem tornar inviável a manutenção da recuperação judicial, em face do completo esvaziamento da atividade empresarial”. A Avianca Brasil não tem relação direta com a Avianca Holdings, que entrou com pedido de recuperação judicial (chapter 11) nos Estados Unidos em maio. Apesar de ambas terem os irmãos José e Germán Eframovich como sócios, a brasileira pagava royalties para a companhia colombiana para usar a marca aqui. Procurada, a Anac não se pronunciou até a publicação da matéria.

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