Negócios

Buffett alerta sobre IA e dá pistas de possível investimento durante reunião da Berkshire

A Berkshire Hathaway realizou sua reunião anual no sábado (4), com o CEO Warren Buffett abordando uma variedade de tópicos

Buffett alerta sobre IA e dá pistas de possível investimento durante reunião da Berkshire
O empresário Warren Buffett em cena do documentário "Como ser Warren Buffett". Foto: HBO

A Berkshire Hathaway realizou sua reunião anual no sábado (4), com o presidente e CEO Warren Buffett abordando uma variedade de tópicos, incluindo inteligência artificial, quem será responsável pela alocação de capital no futuro e o próximo investimento potencial da gestora.

Mas o grande destaque foi Charlie Munger, o parceiro de negócios de longa data de Buffett que faleceu em novembro. A reunião contou com uma homenagem em vídeo a Munger, que serviu como vice-presidente, e elogios de Buffett, que disse que Munger era a melhor pessoa para conversar sobre gestão financeira de acordo com comentários transmitidos pela CNBC.  “Eu confio totalmente em meus filhos e minha esposa, mas isso não significa que eu pergunte para eles quais ações devo comprar”, disse ele.

Riscos da inteligência artificial

Buffett também lembrou de ter visto uma imagem gerada por inteligência artificial (IA) de si mesmo e alertou sobre o potencial da tecnologia para enganar as pessoas. “Enganar sempre fez parte do cenário americano”, disse ele aos acionistas, reforçando que as fraudes envolvendo IA podem ser a grande “indústria em crescimento”, caso resolvesse investir em ferramentas do tipo.

Ele então comparou a IA com armas nucleares, dizendo “Eu não sei como colocar o gênio de volta na garrafa, e a IA é um pouco semelhante”, de acordo com a CNBC.

Perspectiva de sucessão

Buffett, aos 93 anos, já havia indicado há três anos que o Vice-Presidente de Operações Não-Seguradoras, Greg Abel, o sucederia. Mas ele deu uma dica no sábado sobre quando a nova gestão realmente assumiria, dizendo “vocês não terão que esperar muito por isso”. Embora tenha dito que se sente bem, brincou que não deveria assinar nenhum contrato de trabalho de quatro anos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Buffett também confirmou que Abel estará encarregado das decisões de investimento, dizendo que essa responsabilidade “deve ser inteiramente” do próximo CEO. Questões surgiram sobre o portfólio de perto seguido da Berkshire, já que Buffett reconheceu que delegou algumas decisões e que certas escolhas de ações foram feitas por outros.

Investimento no Canadá?

Buffett tem lamentado a falta de oportunidades de investimento atraentes nos últimos anos, permitindo que a enorme reserva de caixa e equivalentes de caixa da Berkshire atingisse novos recordes. De fato, o caixa saltou para US$ 189 bilhões no final do primeiro trimestre, de US$ 167,6 bilhões no final do quarto trimestre.

No sábado, Buffett reiterou que, quando se trata de investimentos, “nós só balançamos em arremessos que gostamos”. Mas ele também insinuou, “não nos sentimos desconfortáveis de forma alguma em colocar nosso dinheiro no Canadá. Na verdade, estamos olhando para algo agora.”

Esses comentários vieram depois que ele tocou em seu investimento em casas comerciais japonesas, dizendo que é “improvável que façamos quaisquer grandes compromissos em outros países.”

 

O texto foi publicado originalmente no site da Fortune. / C.2024 Fortune Media IL Limited / Distribuído por The New York Times Licensing Group

Publicidade

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.