Negócios

China pode proibir IPOs no exterior para empresas de tecnologia

Proibição seria para empresas com riscos de segurança de dados

China pode proibir IPOs no exterior para empresas de tecnologia
(Foto: glaborde7/Pixabay)
  • Pequim disse no mês passado que planeja fortalecer a supervisão de todas as empresas listadas no exterior
  • Uma mudança regulatória radical que ocorreu após uma investigação de segurança cibernética sobre a Didi Global poucos dias depois de sua listagem nos Estados Unidos

(Reuters) – A China está modelando regras para proibir empresas de internet cujos dados representem riscos potenciais à segurança de listar suas ações fora do país, inclusive nos Estados Unidos, de acordo com uma pessoa a par do assunto.

A proibição também deve ser imposta a empresas envolvidas em questões ideológicas, acrescentou a fonte.

Pequim disse no mês passado que planeja fortalecer a supervisão de todas as empresas listadas no exterior, uma mudança regulatória radical que ocorreu após uma investigação de segurança cibernética sobre a Didi Global poucos dias depois de sua listagem nos Estados Unidos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com as regras que estão sendo preparadas, o regulador de valores mobiliários chinês tornaria mais rigoroso o escrutínio das empresas vinculadas a IPOs no exterior e proibiria aquelas que coletam uma grande quantidade de dados de usuários ou criam conteúdo que possa representar possíveis riscos à segurança, disse a fonte.

Todas as empresas de internet serão solicitadas a se candidatarem voluntariamente para revisões com a poderosa Administração de Segurança Cibernética da China (CAC) se pretendem listar suas ações fora da China, acrescentou.

A CAC conduziria a revisão, se necessário, com outros ministérios e reguladores relevantes, disse a pessoa, acrescentando que, após a aprovação do regulador de segurança cibernética, as empresas seriam autorizadas a apresentar um pedido ao regulador de valores mobiliários.

A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC) e a CAC não responderam imediatamente ao pedido de comentários da Reuters.

O plano é uma das várias propostas que estão sendo consideradas pelos reguladores chineses à medida que Pequim apertou seu controle sobre as plataformas de internet do país nos últimos meses, incluindo a busca por um exame mais detalhado das listagens no exterior.

Publicidade

 

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos