Publicidade

Negócios

Filho de Warren Buffett diz que doar dinheiro não é fácil

O investidor é famoso por seus esforços filantrópicos, uma prática que seus filhos têm a tarefa de continuar

Filho de Warren Buffett diz que doar dinheiro não é fácil
O megainvestidor Warren Buffett. (Foto: Bruno Capelas/Estadão)
O que este conteúdo fez por você?
  • O 'Oráculo de Omaha' confirmou que a fortuna de $144 bilhões de Warren Buffett seria transferida para um fundo de caridade que seus três filhos supervisionariam
  • O investidor bilionário há muito tempo adverte que a filantropia não é uma coisa fácil
  • Ao longo de quase duas décadas, Buffett doou quase $40 bilhões para a organização lançada pelo cofundador da Microsoft e sua ex-esposa

O CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, é famoso não apenas por seus investimentos extremamente bem-sucedidos, mas também por seus esforços filantrópicos – uma prática que seus filhos têm a tarefa de continuar.

O ‘Oráculo de Omaha’ confirmou neste verão que sua fortuna de US$1 44 bilhões seria transferida para um fundo de caridade que seus três filhos supervisionariam: Susan, Howard e Peter.

Mas o filho do meio de Buffett, de 94 anos, Howard, diz que doar dinheiro não é tão fácil quanto pode parecer – especialmente se alguém quer que os fundos tenham um impacto significativo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Embora supervisionar um fundo multibilionário encarregado de tornar o mundo um lugar melhor possa parecer uma tarefa invejável, Buffett há muito tempo adverte que a filantropia não é uma coisa fácil.

É uma opinião que seus filhos agora podem apreciar.

Howard Buffett disse à Associated Press na semana passada: “Não é tão fácil doar dinheiro se você quer fazer isso de maneira inteligente, se você quer ser inteligente sobre isso.”

O Buffett júnior, de 69 anos, disse que ainda não podia dar detalhes sobre quais causas o trio se concentraria, mas eles tomariam essas decisões rapidamente quando assumissem a tarefa.

Publicidade

“Posso dizer que, quando chegar a hora, nos sentaremos em uma sala e resolveremos isso rapidamente”, acrescentou.

Embora organizações administradas por famílias possam frequentemente apresentar desafios em lares de alto poder, o empresário que cultiva sua própria terra em Illinois acrescentou que a parceria com seus irmãos tornará seu trabalho mais bem-sucedido.

“O que isso vai fazer é que vamos reunir toda a nossa experiência coletiva”, acrescentou, segundo a AP.

“Alguém vai gastar esse dinheiro. Alguém vai doar esse dinheiro. Então, eu prefiro fazer isso com meu irmão e irmã e fazer isso juntos, como uma parceria, do que vê-lo feito de qualquer outra maneira.”

Publicidade

Enquanto os irmãos estão se preparando para assumir o desafio, o Buffett mais jovem acrescentou que seu pai ainda está com boa saúde.

Ele disse que o Buffett sênior ainda está tão perspicaz quanto sempre, acrescentando: “É incrível que ele esteja nos dando essa oportunidade.”

A questão Gates

A criação da nova fundação liderada pelos filhos de Buffett sinaliza uma mudança nas areias para outro grande jogador filantrópico: a Fundação Bill e Melinda Gates.

Ao longo de quase duas décadas, Buffett doou quase US$ 40 bilhões para a organização lançada pelo cofundador da Microsoft e sua ex-esposa.

Mas em uma entrevista ao Wall Street Journal publicada neste verão, Buffett disse que a Fundação Gates “não terá dinheiro vindo após minha morte.”

Publicidade

A relação entre os bilionários parece não estar intacta após a notícia.

Gates disse à CNBC no início deste mês que Buffett é um amigo em seus 90 anos como o CEO da Berkshire.

A alteração no testamento de Buffett também marca uma mudança nas doações dadas aos fundos estabelecidos em conexão com sua família.

Em vez de continuar a doar para a Fundação Susan Thompson Buffett (nomeada em homenagem à sua esposa), a Fundação Sherwood, a Fundação Howard G. Buffett e a Fundação NoVo – três instituições de caridade administradas por seus filhos – Buffett colocará o dinheiro em um fundo abrangente.

Publicidade

O famoso investidor aparentemente ficou impressionado com o trabalho de seus filhos e estipulou que os beneficiários do novo fundo devem ser acordados por todos os três de seus descendentes.

Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade