O produto pretende fazer com que o assessor de investimentos ganhe escalabilidade com a redução de tempo voltado para o preparo da conversa com o cliente. A ferramenta está sendo utilizado pelos assessores do banco que fazem o atendimento da categoria triple A do investidor pessoa física. A ferramenta identifica o perfil do cliente, sua realidade na operação e relaciona esses pontos com dados macroeconômicos do mercado financeiro nacional. Após analisar todos os dados, a IA do Santander prepara o contexto para que a conversa de oportunidade de investimento seja precisa.
Silvio Andrade, Vice Presidente de Transformação Digital da BRQ, empresa que elaborou a plataforma em parceria com o Santander, diz que a IA auxilia na explicação conforme o perfil do cliente. “Se o cliente for um médico e não tiver muito tempo, a apresentação será mais direta. Há também a possibilidade de ele ser um investidor muito experiente e precisar de informações mais estruturadas. Tudo isso permite trazer a hiperpersonalização do cliente”, explica.
Para o CIO do Santander, tal estratégia tende a trazer ganhos de produtividade, pois agora há necessidade de menos tempo para essa preparação. “Com a ferramenta, teve um aumento no giro da carteira bastante material. De forma conservadora, o assessor de investimentos consegue girar duas vezes mais as carteiras com esse novo programa de IA”, diz Richard Flavio Silva.
A ferramenta de IA para o assessor de investimentos do Santander também foi desenvolvida em parceria com a AWS. A aplicação está disponível para os assessores do banco.