O que este conteúdo fez por você?
- O Banco Central divulgou na última quinta-feira (25) a lista dos bancos, financeiras e instituições de pagamento que mais receberam reclamações no 3º trimestre de 2024
- O PagBank lidera o ranking, com 3,4 mil “reclamações procedentes” - ou seja, com indícios de descumprimento, pela instituição, da lei ou regulamentação cuja supervisão pertence ao BC
- Desses relatos, mais da metade (1,6 mil) é referente a restrições à realização de portabilidade de operações de crédito consignado
O Banco Central divulgou na última quinta-feira (25) a lista dos bancos, financeiras e instituições de pagamento que mais receberam reclamações no 3º trimestre de 2024. O PagBank lidera o ranking, com 3,4 mil “reclamações procedentes” – ou seja, com indícios de descumprimento, pela instituição, da lei ou regulamentação cuja supervisão pertence ao BC.
Leia também
Desses relatos, mais da metade (1,6 mil) são referentes a restrições à realização de portabilidade de operações de crédito consignado. Na sequência, aparecem reclamações sobre irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento (729) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados vinculados à conta de pagamento pré-paga (152).
O número de reclamações conferiu ao PagBank um índice de 104,88. Este indicador demonstra a estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes. No caso, são quase 105 denúncias com indícios de infrações a cada 1 milhão de usuários do banco.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em nota, o PagBank respondeu ao E-Investidor: “O PagBank informa que preza pela satisfação de seus clientes e adota diretrizes e práticas que buscam atender os anseios de pessoas que fazem de nossa companhia um banco digital completo. É nosso compromisso aprimorar, cada vez mais, os produtos e serviços oferecidos aos clientes, além de buscar incessantemente a resolução para as questões que possam surgir nestas relações.”
O segundo banco do ranking é o C6 Bank, com 2,6 mil relatos procedentes e um índice de 84,49, e o Inter, com 2,5 mil reclamações e um indicador de 74,11. O ranking de reclamações do BC possui 15 instituições financeiras, a última delas é o Nubank, com 1,5 mil reclamações, o que resulta em um índice de 15,26.
Procurado, o C6 Bank afirmou que tem como prioridade máxima melhorar a experiência de seus clientes e reduzir o número de reclamações. “Estamos comprometidos em atuar com agilidade e diligência em todos os casos, mantendo uma postura de total respeito aos clientes”, diz o banco, em nota enviada ao E-Investidor.
Já o Inter afirmou que trabalha para evoluir constantemente todos os seus produtos, serviços e canais de atendimento, garantindo a melhor experiência para seus mais de 32 milhões de clientes. Também ressaltou que a instituição registra atualmente 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), o que a coloca entre os maiores NPS do setor bancário e na zona de excelência. O índice mede o nível de satisfação dos clientes com os produtos e serviços e monitora toda a sua jornada na plataforma do Inter.
Publicidade
“Os usuários também classificam o Super App do Inter nas lojas de aplicativos com a nota de 4,8 em uma escala que vai de 0 a 5, seja no sistema iOS ou Android. O Inter reitera o seu compromisso de respeito aos clientes e o seu propósito de oferecer uma jornada completa, dos serviços financeiros aos não financeiros, digital e gratuita”, disse o Inter, em nota.
Veja a lista completa: