O fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, avalia o impacto da dívida de US$ 38 trilhões dos EUA e discute soluções possíveis. | Foto: Harry Murphy/Web Summit/Sportsfile
Ray Dalio nunca foi particularmente otimista quando se trata do assunto da dívidanacional. Ele descreveu o fardo de empréstimos de US$ 38 trilhões dos Estados Unidos como um “ataque cardíaco” econômico à espera de acontecer. Mas, segundo o famoso investidor e gestor de fundos, existem opções disponíveis para evitar tal crise, desde aumentar as receitas na forma de impostos até reduzir os gastos governamentais. Há, porém, um único problema nisso.
A questão que impede a resolução da dívida pública americana, na visão de Dalio, é que políticos de ambos os lados do Capitólio precisariam chegar a um acordo a longo prazo. Isso, teme o fundador da Bridgewater Associates, não vai acontecer.
O que tem preocupado os economistas não é necessariamente o valor da dívida de uma nação, mas sim sua relação dívida/Produto Interno Bruto (PIB) e quanto dessa dívida representa pagamentos de juros sobre empréstimos existentes. Atualmente, a dívida dos EUA está em aproximadamente 120% do PIB e o governo está gastando mais de US$ 10 bilhões por semana para manter essa dívida.
Falando na Oxford Union em uma entrevista divulgada no último dia 4, Dalio foi questionado se ele aconselharia restrição fiscal para reequilibrar os orçamentos ou investimento em crescimento para equilibrar a relação dívida/PIB. “Realmente vem de um pouco de tudo”, disse, acrescentando que, no final, uma aliança política de algum tipo seria a bala de prata para colocar os EUA em um caminho fiscal mais saudável.
“Você precisa de um forte [meio político] porque ambos os lados vão lutar um contra o outro e provavelmente chegar ao ponto onde existem diferenças irreconciliáveis e eles não podem resolver isso — e coisas difíceis acontecerão.”
No entanto, se um consenso forte puder ser criado, ele permitirá que decisões “difíceis” sejam tomadas para “alcançar uma situação melhor”, disse Dalio. “Isso tem que ser feito de uma maneira bipartidária, em outras palavras, eu gostaria de uma comissão bipartidária para lidar com a mecânica e alcançar isso. Eu não acho que essas coisas vão acontecer.”
Geopolítica e dívida: por que credores podem perder confiança
Dalio também lembrou a audiência de como ele vê o resultado. Primeiro, repetiu sua teoria de que os gastos governamentais para crescer a economia serão espremidos pelos pagamentos de juros para servir a dívida — o “ataque cardíaco”. Mas também alertou que a combinação de alta dívida etensões geopolíticas crescentes poderia provar ser uma mistura preocupante.
“As dívidas de um homem são os ativos de outro”, apontou Dalio. “Quando há muita dívida, a outra parte podem não acreditar que você vai ser bom reservatório de riqueza — particularmente quando também existem confrontos entre países.”
Dalio exemplificou a sua posição. “Digamos que os chineses, que são credores dos Estados Unidos, comecem a entender a história ou o que tem acontecido recentemente. Eles podem sentir uma ameaça de que esses títulos que estão segurando podem não ser produzidos em valor integral e podem ser usados para sanções.”
Impostos, repressão financeira e riqueza privada: as alternativas
Muitos economistas acreditam que as extremidades da perspectiva de Dalio não vão acontecer, porque o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) intervirá na questão da dívida antes que uma crise fiscal realmente aconteça. Eles têm uma ferramenta muito simples em seu arsenal: flexibilização quantitativa – ou, no termo em inglês, Quantitative Easing (QE) –, quando bancos centrais injetam dinheiro na economia com o objetivo de baixar juros de longo prazo, aumentar a liquidez e estimular crédito.
Embora seja uma opção impopular por muitas razões, ao aumentar a oferta de dinheiro, o Fed efetivamente reduz o custo do empréstimo a longo prazo e torna mais barato servir.
Há também uma riqueza — literalmente — de oportunidade que se tornará disponível nas próximas décadas. A Grande Transferência de Riqueza indica US$ 80 trilhões mudando de mãos nos próximos 20 anos, de acordo com a UBS, e governos ao redor do mundo provavelmente vão querer participar dessa mudança.
A riqueza privada poderia ser alavancada por incentivos, como oferecer títulos premium isentos de impostos ou legislativamente direcionando fundos de pensão para a dívida governamental doméstica, disse o economista-chefe da UBS, Paul Donovan, recentemente a uma mesa redonda.
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“Opções mais controversas existem,” ele acrescentou. “Como impostos sobre a riqueza por meio de ganhos de capital ou tributação sobre heranças. Na prática, o foco inicial tende a ser na repressão financeira — usando incentivos fiscais ou regulamentação para direcionar dinheiro para títulos governamentais — antes de avançar para a tributação da riqueza.”
Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.