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Negócios

Marcas prometem experiências inesquecíveis no Rock in Rio 2024

Além de shows históricos, empresas ativam seu patrocínio ao festival por meio de estandes interativos, brindes exclusivos e espaços temáticos

Por Igor Ribeiro

13/09/2024 | 14:31 Atualização: 13/09/2024 | 14:31

Rock in Rio 2024 (Foto: Adobe Stock)
Rock in Rio 2024 (Foto: Adobe Stock)

Faltam apenas algumas horas para o Rock in Rio 2024 e, além das apresentações de grandes nomes da música, os patrocinadores prometem transformar a Cidade do Rock em um verdadeiro parque de diversões para o público. De estandes interativos a brindes exclusivos, as marcas associadas ao festival investiram pesado para tentar se conectar com os consumidores.

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O festival ocorre de 13 e 15 e de 19 a 22 de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Do lineup brasileiro, destacam-se Ludmilla, Lulu Santos, Planet Hemp, Gloria Groove, Xande de Pilares, Ivete Sangalo, Iza e Ney Matogrosso. Entre as principais atrações internacionais estão Will Smith, Travis Scott, Katy Perry, Ed Sheeran, Mariah Carey, Avenged Sevenfold, Shawn Mendes e OneRepublic. Mais informações em rockinrio.com.

Veja, a seguir, algumas das principais experiências de marcas que estarão no Rock in Rio.

C&A (CEAB3)

A C&A é copatrocinadora do palco Sunset pelo segundo Rock in Rio consecutivo. Neste ano, a marca preparou um stand de dois andares na Cidade do Rock. O primeiro será aberto ao público geral e uma das principais atrações será uma ação fotográfica na qual os participantes poderão recriar um “stage diving” — quando o fã sobe ao palco e se joga de volta ao público — em uma superfície de chroma key, com vídeos gerados em tempo real e exibidos no stand. Após a experiência, os fãs poderão customizar seus looks e receber brindes como bonés e bolsas impermeáveis.

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A C&A aproveitou o patrocínio para lançar uma coleção exclusiva inspirada no evento, com peças licenciadas que capturam o espírito vibrante dos últimos 40 anos de Rock in Rio.

Coca-Cola (COCA34)

A empresa patrocina o festival desde sua segunda edição, em 1991. Em sua oitava participação, o refrigerante oficial lança latas personalizadas de edição limitada em homenagem aos 40 anos do Rock in Rio. Durante o evento, a marca apresentará o Coke Studio, uma plataforma de música que apoia novos talentos por meio de performances ao vivo, estações de customização de cordão de celular, cabine de foto e imersões audiovisuais. A Coca-Cola realizou ainda uma promoção, estrelada por Jão e Luísa Sonza (parte do line up nacional desta edição), para levar ao Coke Studio o vencedor e dois amigos para uma experiência VIP.

A companhia também apresentará a Schweppes Mixed, rebranding da linha de bebidas prontas que se chamava Premium Drinks. A nova marca estará presente no Rock in Rio com um bar 360º cercado por módulos de andaimes, destacando uma lata gigante com a nova identidade visual.

Gerdau (GGBR4)

A empresa retorna ao Rock in Rio com foco na sustentabilidade. Pela segunda edição consecutiva, a Gerdau levará experiências imersivas ao público, reforçando a importância da reciclagem e da economia circular. Serão três espaços físicos na Cidade do Rock. No gramado, próximo ao palco Sunset, haverá uma estrutura na qual o público poderá participar de uma atividade interativa com máquinas de reciclagem, semelhantes às garras mecânicas para pegar ursinhos-de-pelúcia, mas com elementos de sucata. Quem concluir a atividade com sucesso ganhará uma réplica em miniatura do Palco Mundo feita de aço Gerdau. No mesmo local, os visitantes poderão admirar uma réplica em tamanho real de um carro de Fórmula 1 construído com 1,4 tonelada de sucata metálica, em referência ao patrocínio da Gerdau ao GP de Fórmula 1 de São Paulo.

A empresa ainda apresentará o Projeto Favela 3D, uma parceria com o Rock in Rio e a ONG Gerando Falcões, que visa reformar a favela no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Além disso, exibirá sua coleção de óculos feitos com aço 100% reciclável em collab com a Chilli Beans — os acessórios poderão ser encontrados nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock e no site da empresa. Para cada óculos vendido, 20% do valor será doado ao projeto Favela 3D.

Ipiranga, Grupo Ultra (UGPA3)

Patrocinadora do Rock in Rio há mais de uma década, a Ipiranga volta ao festival com um espaço repleto de ativações enganchadas na campanha “Completa pra Mim”, lançada neste ano. Num pequeno estúdio fotográfico, o visitante poderá tirar uma foto, baixar direto no celular e “completar o feed”. A imagem ainda aparece na fachada de LED do espaço e o participante ganha um cordão de celular. Na ação “Completa meu chope”, o público poderá escolher uma entre as diversas opções da bebida num local alusivo ao AmPm.

Ainda haverá um espaço de descanso, com cadeira de massagem, e estação de recarga de celular na área externa. Também serão distribuídos leques personalizados da marca pela área livre da Cidade do Rock.

Heineken (AMS:HEIA)

Fornecedora oficial de chope já no Rock in Rio 2024, a Heineken tem expectativa de vender 750 mil litros do produto. A operação que envolverá duas cervejarias do interior paulista, que fornecerão chope em barris e a granel, e uma de Blumenau (SC), que fornecerá 50 mil litros de cervejas super premium como Lagunitas, Baden Baden e Blue Moon, disponíveis na Gourmet Square.

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Além de pedir seu copo de chope de modo tradicional nas Beer Stations, a empresa instalará quatro Beer Walls próximas aos espaços Mundo, Sunset e New Dance Order. Cada parede terá nove torneiras com autoatendimento, permitindo que os consumidores se sirvam pagando com cartão. Já testada em eventos anteriores, será a primeira vez dessa tecnologia num festival tão grande.

Uma outra novidade é a Solar Station, um truck elétrico, que leva uma bateria abastecida com energia solar. Em parceria com a MOE (My Own Energy), o caminhão é reabastecido em um hub dedicado com 180 placas.

JBS (JBSS3)

O grupo investe no festival por meio de Seara, Seara Gourmet e Incrível!, que chega à segunda participação no Rock in Rio como fornecedora exclusiva de produtos plant-based. Além do cardápio, que incluí kibes, empanados de frango e hot dogs, todos 100% vegetal, a Incrível! A marca também fará parte do espaço temático Rota 85, com cenografia e trilha sonora inspirados nos anos 80 que homenageiam os 40 anos do RiR. O público poderá adquirir produtos e descansar num lounge, onde ficará uma parede de lambe-lambes instagramável. Outras ativações incluem fotos polaroides, adesivos,  bottons e outros brindes.

A Seara participa pela terceira vez consecutiva no festival. Com a marca Gourmet, terá um espaço de 150 metros quadrados próximo ao palco Sunset, no qual terá alguns de seus embutidos de linha superior, como parma, salame com alho negro e mortadela duplamente defumada. O público poderá degustar sanduíches inspirados em receitas italianas, enquanto DJs e totens interativos garantem a animação.

Prudential (P1DT34)

A empresa, que também é a seguradora de vida oficial do evento desde 2019, volta a trazer uma parede de escalada com nove metros de altura e capacidade para 700 participantes por dia. Próxima ao palco Favela, a instalação oferecerá uma vista panorâmica da Cidade do Rock. Quem chegar ao topo, poderá escorregar por um poste que termina em uma piscina de bolinhas, e ganhará uma bolsa inflável que vira uma almofada. A atração não requer reserva prévia.

A marca também apresentará a Casa Prudential, uma área de relacionamento exclusiva para convidados, situada na lateral do palco Mundo. Outra ativação será uma roleta que apresentará os atributos da seguradora e permitirá aos visitantes concorrerem a brindes.

Natura (NTCO3)

A Natura será a marca oficial de beleza do Rock in Rio pelo terceiro ano consecutivo. Além de copatrocinar o palco Sunset, a marca terá um espaço próximo ao palco Mundo, que oferecerá uma experiência sinestésica que misturará música com cores, texturas e fragrâncias dos produtos Natura. O público poderá ainda explorar o jardim sensorial da linha Ekos e experimentar o novo Ekos Castanha Concentrado Corporal em Creme. Em outro espaço, os visitantes encontrarão uma bancada com diversos produtos, como lip tints, delineadores, sombras e um batom edição especial Rock in Rio. Ao participar das ativações, as pessoas concorrerão a brindes como cremes da marca e uma pochete exclusiva.

Nestlé (SWX:NESN)

Pela segunda vez, KitKat será o chocolate oficial do Rock in Rio Brasil. A marca terá cinco espaços: o principal, de 150 metros quadrados e três andares, oferecerá uma vista privilegiada do palco Mundo, uma loja Chocolatory e um lounge na área VIP. Prevê ativações e brindes, como pins e cordões personalizados, e um estúdio para transmissão ao vivo do Breakcast, realizado em parceria com a Golden Pill, que contará com convidados especiais.

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Inscrevendo-se no site da promoção “VIBs – Very Important Breakers”, os consumidores poderão ter acesso a benefícios como carregamento de celular, acesso a espaço de massagem e um lounge exclusivo na Chocolatory, com bebidas e ativações especiais. Durante o festival, a KitKat também distribuirá gratuitamente um novo sabor em collab com o TikTok, especial para o Rock in Rio, o KitKot, de chocolate branco com sabor tutti frutti.

PepsiCo (PEPB34)

A PepsiCo leva duas marcas ao Rock in Rio: Tostitos, que estreia no Brasil e no festival; e Doritos, que participa pela quarta vez consecutiva. A primeira terá um espaço próprio em frente ao palco Mundo, grupos de quatro pessoas trabalharão juntos para preparar uma nova receita de molho, passando por cinco estações diferentes de uma cozinha digital. Já Doritos marca presença no novo Espaço Favela, com um estande próximo ao palco, no qual o público poderá experimentar lançamentos como as versões Flamin’ Hot e Pimenta Mexicana e participar de um jogo contra o relógio.

Reckitt (LON:RK)

A empresa volta a ativar ao festival com sua marca Olla, voltada a bem-estar íntimo, com um estande de dois andares em frente ao palco Favela. Uma das principais atrações será um jogo no qual os participantes escolhem mensagens em um armário gigante e ganham brindes. O estande também terá câmeras que medem a felicidade dos participantes em tempo real, utilizando inteligência artificial.

TIM (TIMS3)

A TIM patrocina o Rock in Rio pela segunda edição consecutiva, usando a presença para promover sua tecnologia 5G. A principal atração é o karaokê 5G, que conecta talentos amadores por meio de holografia com uma banda à distância. Serão duas cabines na Cidade do Rock e uma na loja da TIM no shopping New York City Center, também no Rio, permitindo que os participantes cantem e apareçam como hologramas ao lado dos músicos. A empresa ainda aproveita o Rock in Rio para lançar um novo tipo de flagship store, destacando produtos e serviços da operadora como se fosse uma casa conectada por meio da TIM UltraFibra. O estande da TIM, com 450 metros quadrados e três andares, oferece uma vista privilegiada do Palco Mundo e inclui ativações como uma câmera 360° e distribuição de brindes.

Volkswagen (ETR:VOW3)

Em homenagem aos 40 anos do festival, a Volkswagen lança o Polo Rock in Rio, uma versão exclusiva e limitada do modelo Track. No interior, o veículo prioriza a experiência musical com a central multimídia VW Play de dez polegadas, conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e um sistema de som com seis alto-falantes. Entre outros locais da lataria e painel, o logo do Rock in Rio está em baixo relevo nos bancos, que possuem revestimento exclusivo em duas cores.

Na Cidade do Rock, o público será convidado a participar de uma simulação de publicidade do Polo. Em um estúdio cenográfico montado especialmente para o evento, os visitantes participarão de um vídeo de 15 segundos que será rapidamente editado para ser compartilhado nas redes sociais. Além do spot, os participantes receberão um brinde exclusivo da Volkswagen.

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