O que este conteúdo fez por você?
- Notícia da maior encomenda recebida pela Tesla, cerca de 100 mil veículos nos próximos meses, fez as ações da montadora dispararem
- Balanço do 3º trimestre divulgado pela companhia registrou receita recorde pelo quinto trimestre seguido
A montadora de carros elétricos Tesla agora vale US$ 1 trilhão. A companhia atingiu este valor de mercado na segunda-feira (25), depois que suas ações dispararam 12,7% na Nasdaq. Elon Musk, que já é o homem mais rico do mundo, aumentou ainda mais sua fortuna.
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O motivo para a valorização nos papéis da Tesla foi a notícia de que a companhia conquistou sua maior encomenda até agora – 100 mil veículos para serem entregues nos próximos meses -, feita pela locadora de carros Hertz. Assim, o papel bateu seu recorde, fechando o dia cotado em US$ 1.024,86.
Nos últimos seis meses, o valor de mercado médio da Tesla ficou em torno de US$ 650 bilhões. Então, por que agora o mercado enxerga que a empresa vale US$ 1 trilhão?
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Segundo o estrategista da Avenue Securities, Guilherme Zanin, a encomenda feita pela Hertz traz o primeiro ponto que pode mostrar o crescimento do segmento de carros elétricos no mercado automotivo, podendo estimular outras empresas de locação aderirem a esse mercado.
Outro ponto a ser destacado é o balanço do 3º trimestre divulgado pela Tesla, onde a montadora registrou receita recorde pelo quinto trimestre consecutivo. Foram registrados US$ 13,76 bilhões de receita, mesmo com o mundo vivendo restrições de semicondutores e o setor automotivo tendo quedas em sequência.
“Apesar de todos os problemas macroeconômicos, como a crise de semicondutores e a retração do mercado automotivo, a Tesla consegue crescer e mostrar uma resiliência muito grande e é por isso que a empresa tem se valorizado”, avalia Zanin.
Para Rodrigo Lima, analista de investimentos da Stake, historicamente a Tesla era vista por muitos do mercado como uma companhia meramente especulativa, uma ‘bolha’. No entanto, dia após dia, a companhia de Musk vem desbancando essa ideia, com o crescente número de veículos entregues e apresentando resultados positivos.
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Segundo o analista da Stake, a companhia também tem a vantagem de ter sido a pioneira no segmento de carros elétricos, criando um produto que é fonte de desejo. “Da mesma maneira que as pessoas desejam um iPhone, e não apenas um bom smartphone, as pessoas desejam um Tesla, e não apenas por ser um bom carro elétrico. Talvez possamos dizer que o investidor de varejo compreendeu isso, algo que os investidores institucionais podem ainda não ter percebido”, aponta Lima.
O comparativo com a Apple, gigante de tecnologia e marca mais valiosa no segmento de celulares, inclusive, aparece em uníssono no mercado. Para o estrategista da Avenue, a Tesla “está se consolidando como a Apple dos carros elétricos”.
Zanin, da Avenue, ainda pondera que não se tem certeza que o valuation atual condiz com o crescimento que a empresa pode ter nos próximos anos, mas que há um otimismo de que ela continuará crescendo e se consolidará como a principal empresa de carros elétricos na próxima década.