Últimas notícias

Alibaba aumenta recompra de ações para US$25 bilhões

Ações da Alibaba, que perderam mais da metade do valor no ano passado, subiram e fecharam em alta

Alibaba aumenta recompra de ações para US$25 bilhões
Escritório do grupo Alibaba na China Foto: Divulgação Alibaba

A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba elevou nesta terça-feira seu programa de recompra de ações para 25 bilhões de dólares, o maior plano de recompra já feito pela companhia e que acontece em meio a uma campanha regulatória da China que tem pressionado o valor dos papéis.

As ações da Alibaba, que perderam mais da metade do valor no ano passado, subiram com as notícias e fecharam em alta de 11%. Os papeis listados nos Estados Unidos subiram 9% nas negociações de pré-mercado.

Esta é a segunda vez que a Alibaba expande seu programa de recompra em um ano. O grupo havia aumentado o programa de 10 bilhões de dólares para 15 bilhões em agosto passado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A recompra de ações ressalta nossa confiança no potencial de crescimento sustentável e de longo prazo da Alibaba e na criação de valor”, disse o vice-diretor financeiro, Toby Xu.

“O preço das ações da Alibaba não reflete de forma justa o valor da empresa, devido à nossa robusta saúde financeira e planos de expansão.”

A decisão de recompra da Alibaba faz sentido, considerando como as medidas de Pequim contra o comportamento monopolista e a “expansão desordenada de capital” limitarão suas oportunidades de novos investimentos, disse Rukim Kuang, fundador da Lens Company Research, com sede em Pequim.

“Gigantes da internet vão começar a reavaliar seus principais negócios no futuro. Como resultado não será necessário para empresas como Alibaba manterem posições de caixa tão grandes”, acrescentou.

A Alibaba tinha 75 bilhões de dólares em caixa, equivalentes de caixa e investimentos de curto prazo no final de dezembro.

Publicidade

Na última divulgação de resultados trimestrais, a Alibaba registrou crescimento de receita de 10% ano a ano, o desempenho mais lento desde que abriu capital em 2014 e o primeiro crescimento abaixo de 20%.

A Alibaba disse que recomprou cerca de 9,2 bilhões de dólares de suas ações listadas nos Estados Unidos em 18 de março sob o programa anterior, que deveria durar até o final deste ano.

O atual programa de 25 bilhões de dólares entrará em vigor por um período de dois anos até março de 2024.