Últimas notícias

Alta dos juros pelo BCE acima de zero dependerá de dados, diz Panetta

A inflação anual da zona do euro atingiu mais um recorde de 8,6% em junho

Alta dos juros pelo BCE acima de zero dependerá de dados, diz Panetta
Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt 05/01/2022 REUTERS/Kai Pfaffenbach

O Banco Central Europeu está a caminho de tirar os juros do território negativo, mas qualquer aumento além disso dependerá dos dados recebidos já que as perspectivas são incertas, disse nesta sexta-feira Fabio Panetta, membro do Conselho do BCE.

O BCE deve aumentar os juros pela primeira vez em mais de uma década neste mês diante de uma inflação recorde, e revelar um novo esquema de compra de títulos destinado a limitar os custos de empréstimo para os membros mais endividados, como a Itália.

Panetta, indicado da Itália para o conselho do BCE, defendeu o plano do banco de aumentar os juros em 0,25 ponto percentual em 21 de julho, mas não repetiu a orientação de que a alta de setembro pode ser maior e disse que, ao invés disso, qualquer movimento deveria ser gradual.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Estamos pondo fim às políticas que procuravam combater a dinâmica deflacionária, tais como compras de ativos e taxas negativas”, disse Panetta. “Mas além disso, novos ajustes em nossa postura de política monetária dependerão da evolução das perspectivas para a inflação e a economia.”

A inflação anual da zona do euro atingiu mais um recorde de 8,6% em junho, mostraram dados nesta sexta-feira, bem além meta de 2% do BCE.