Últimas notícias

BC chinês diz que agirá para internacionalização do iuan em 2021

A China tem tentado aumentar a influência global do iuan desde 2009

BC chinês diz que agirá para internacionalização do iuan em 2021
Yuan, moeda da China (Foto: Pixabay)

(Reuters) – A China promoverá a internacionalização do iuan “de forma firme e prudente” em 2021 e desenvolverá ainda mais os mercados offshore da moeda, disse o banco central neste sábado (18).

Os acordos transfronteiriços em moeda local totalizaram 28,39 trilhões de iuanes (4,39 trilhões de dólares) em 2020, um aumento de 44,3% em relação ao ano anterior, disse o Banco Popular da China em seu relatório de internacionalização do iuan de 2021.

Os acordos internacionais em iuanes representaram 46,2% do total de acordos internacionais, atingindo um recorde, disse o banco central.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As liquidações transfronteiriças no comércio exterior alcançaram 4,78 trilhões de iuanes no ano passado, um aumento de 12,7% em relação a 2019, disse o banco central.

O banco central fortalecerá o monitoramento dos fluxos de capitais internacionais e evitará riscos sistêmicos, acrescentou.

A China tem tentado aumentar a influência global do iuan desde 2009 para reduzir a dependência do dólar dos EUA no comércio e em acordos de investimento e assim desafiar o papel do dólar como principal moeda de reserva do mundo.

Mas, apesar de alguns passos em direção à liberalização, o país mantém um controle rígido sobre a moeda devido a preocupações de que a volatilidade excessiva possa afetar os fluxos de capitais internacionais e prejudicar a economia.