Últimas notícias

Makhlouf, do BCE, diz que temores de inflação excessiva são exagerados

Porém disse que os formuladores de políticas monetárias precisam reconhecer que há uma incerteza considerável

Makhlouf, do BCE, diz que temores de inflação excessiva são exagerados
Foto: Pixabay

(Reuters) – Os temores de uma inflação excessiva na zona do euro são exagerados “no momento”, mas os formuladores de políticas monetárias precisam reconhecer que há uma incerteza considerável sobre a persistência das pressões de preços, disse o membro do Conselho do Banco Central Europeu Gabriel Makhlouf.

A inflação da zona do euro tem subido mais do que o esperado recentemente e atingiu 3,0% em agosto, maior nível em 10 anos, mostraram dados nesta sexta-feira, desafiando a visão benigna do BCE sobre a alta dos preços e a decisão de olhar além do que considera ser uma alta temporária acima de sua meta de 2%.

Makhlouf, chefe do banco central da Irlanda, disse esperar que a atual alta da inflação seja transitória e que há muitas evidências para sustentá-la. No entanto, ele afirmou que o banco central precisa estar “vigilante aos riscos”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Acredito que, no momento, os temores de uma inflação excessiva na área do euro são exagerados e as atuais pressões sobre os preços refletem fatores transitórios que desaparecerão com o tempo”, disse Makhlouf em uma conferência online.

“Mas há uma incerteza considerável sobre a persistência das pressões de preços e precisamos interpretar esses dados (de inflação) e os resultados de nossos modelos com cautela … Humildade e vigilância são necessárias para que possamos reagir conforme necessário se as condições mudarem.”

Makhlouf disse que, enquanto isso, será importante que o BCE mantenha uma orientação de política monetária expansionista “por algum tempo” para garantir que a recuperação continuada da pandemia de covid-19 permaneça sólida.

O aumento das taxas de juros em resposta a um aumento temporário nos preços seria prejudicial a esses esforços, acrescentou.