Últimas notícias

Citi mantém estimativa de inflação em 7,6% apesar de bandeira verde

Com a redução para bandeira verde, os preços da energia devem cair 19,2%

Citi mantém estimativa de inflação em 7,6% apesar de bandeira verde
Logotipo do banco Citi é visto em seus escritórios no distrito financeiro de Canary Wharf em Londres, Grã Bretanha. REUTERS/Reinhard Krause
  • "Como a premissa anterior era de que o governo abrandaria a bandeira apenas em maio, há uma antecipação de parte da deflação esperada", disse o banco em relatório.

O Citi manteve sua expectativa de inflação para 2022 em 7,6%, apesar do anúncio pelo presidente Jair Bolsonaro na véspera de que consumidores teriam bandeira verde de energia a partir de 16 de abril.

Embora reconheça que a mudança gerará impacto líquido negativo adicional de 13 pontos-base no IPCA –uma vez que esperava alívio mais brando na bandeira tarifária–, o Citi já projetava deflação na energia pela expectativa de mudança na bandeira de vermelha para amarela.

Com a redução para bandeira verde, os preços da energia devem cair 19,2%, nas contas dos economistas da instituição –o que, considerando o peso do componente no IPCA, implicaria um IPCA cheio 1 ponto percentual menor, com cerca de metade dessa queda devendo ser percebida em abril e a outra metade, em maio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Como a premissa anterior era de que o governo abrandaria a bandeira apenas em maio, há uma antecipação de parte da deflação esperada”, disse o banco em relatório.

E o Citi seguiu fazendo ponderação.

“Vale ressaltar que estamos entrando na época da seca e o que realmente conta para a inflação de fim de ano seria a bandeira de dezembro, que vai depender do quanto a seca será severa e do quanto o início da época de chuvas, a partir de outubro, será saudável”, afirmou o banco.

“Continuamos confortáveis ​​com a previsão de inflação anual de 7,6% para o fim de 2022”, completou a instituição em nota.

As projeções do banco para o IPCA para abril são de 0,47% (ante o mês anterior) e 11,1% (12 meses). Para maio, os prognósticos estão em 0,12% e 10,3%, respectivamente.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos