Publicidade

Investimentos

Por que os investidores devem olhar para os fundos de crédito privado

Segundo analistas, esses ativos devem garantir bons retornos aos investidores em 2022

Por que os investidores devem olhar para os fundos de crédito privado
Devido à perspectiva de rentabilidade, o número de cotistas nos fundos de crédito privado cresceu 66% em um ano (Foto: EnvatoElements)
  • De acordo com o levantamento feito pela Quantum, disponibilizado com exclusividade ao E-Investidor, a maioria dos fundos de crédito privado apresentou retornos positivos no acumulado de 2021
  • Crescimento da inflação e da taxa de juros mais retomada econômica contribuíram para que esses investimentos se tornassem atrativos no mercado ao longo do ano passado
  • Para 2022, a perspectiva dos analistas é que os fundos de crédito privado continuem apresentando boa rentabilidade ao investidor e garantindo proteção às volatilidades do mercado

Alta taxa de juros, inflação a dois dígitos e a necessidade das companhias de investimento ofereceram um cenário ideal para os fundos de crédito privado em 2021. De acordo com um levantamento feito pela Quantum, disponibilizado com exclusividade ao E-Investidor, a maioria dos fundos encerrou o ano passado com saldo positivo. A perspectiva, na avaliação de especialistas em renda fixa, é que o bom desempenho siga ao longo deste ano devido à projeção do aumento da Selic e ao período eleitoral.

O estudo analisou a captação líquida, patrimônio líquido, número de cotistas e a rentabilidade de 1.912 fundos de crédito privado presentes no mercado. O resultado das observações é que esse tipo de investimento apresentou um crescimento de 66% no número de cotistas de 1.º dezembro de 2020 até o dia 23 de dezembro de 2021. O aumento é ainda mais expressivo para a captação líquida dos fundos, com um salto de 978% durante o mesmo período. Já o patrimônio líquido cresceu cerca de 59,6% em um ano.

Segundo Luiz Corrêa, sócio da Nexgen Capital, com o aumento da Taxa Selic e da inflação, os investidores viram oportunidades de bons retornos em investimentos na renda fixa. Por isso, os fundos de crédito privado se tornaram uma opção atrativa no mercado. “Com a baixa performance da bolsa de valores, o investidor tem um risco de alocar os seus investimentos em renda variável. Por isso, estão fazendo essa migração”, explica Corrêa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em janeiro de 2021, a Selic estava no menor patamar da história a 2% ao ano. No entanto, com o crescimento da inflação, o Copom decidiu aumentar a taxa de juros que chegou a 9,25% em dezembro. Apesar das sucessivas altas, a expectativa é de novos aumentos, podendo chegar a 11,5% a.a até o fim deste ano, segundo a projeção do Boletim Focus.

Já em relação à inflação, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no acumulado de 12 meses referente ao mês de dezembro de 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 10,06%.

No entanto, esses indicadores não foram as únicas causas do rebalanceamento das carteiras. Rodrigo Caetano, especialista em investimentos na Toro, cita o processo de retomada da economia como outro fator para o aumento do interesse dos investidores pelos fundos de crédito privado. De acordo com ele, as empresas precisaram de investimentos para atender a alta demanda com a flexibilização das restrições de isolamento social. Uma das formas de alavancar recursos encontrada pelas empresas é a emissão de crédito privado. “Todo esse contexto favoreceu muito o investidor que em 2021 decidiu investir em fundos de crédito privado”, ressalta Caetano.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), as emissões de renda variável em 2021 chegaram a R$ 467,9 bilhões. O valor foi considerado o maior da série histórica. As debêntures foram os maiores destaques com um volume de R$ 253,4 bilhões, mais do que o dobro do que foi registrado em 2020.

Rentabilidade

A rentabilidade dos fundos de crédito privado no acumulado de 2021 também foi positiva. De acordo com o levantamento da Quantum, os fundos Ayka Fic Multimercado Crédito Privado, da Titan Capital, e Mercado Livre I Fi Multimercado Crédito Privado, da Captalys, foram os investimentos nesta categoria com os melhores desempenhos ao registrar retornos de 92,7% e de 85,3%, respectivamente.

A boa notícia é que os fundos de crédito privado devem continuar com boas performances em 2022. De acordo com Rafael Freitas, planner do TC, como a taxa de juros está bem precificada no mercado neste momento, a projeção para o crédito privado é de bons rendimentos. “Por estar no começo de um ano cheio de incertezas, tudo é possível. No entanto, o cenário é positivo para a renda fixa”, ressalta Freitas.

Publicidade

Por esse motivo, Stefan Castro, sócio e gestor da AF Invest, acredita ser interessante ter uma parte dos seus investimentos aplicados em fundos de crédito. “Essa é uma classe de ativos que pode te defender de momentos mais desafiadores. Se tivermos um cenário eleitoral não benéfico, a gente deve ter taxas de juros elevadas por mais tempo”, avalia Castro.

O gestor da AF Invest acrescenta ainda que os fundos de crédito privado permitem aos investidores de pessoas físicas o acesso a investimentos mais diversificados. “A gente tem fundos, por exemplo, que só compram papéis de empresas com a melhor qualidade de crédito. Você tem acesso a fundos com gestores qualificados, que investem em ativos bancários, títulos estruturados e debêntures”, detalha Castro.

Confira os cinco fundos com os maiores retornos em 2021

Nome Gestão Rentabilidade em 2021
AYKA FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Titan Capital 92,7%
MERCADO LIVRE I FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Captalys 85,3%
RORAIMA FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Icatu Vanguarda 82,9%
107 FI RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO Western Asset 62,6%
AXSP FIC MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Eagle Capital 61,3%

Fonte: Quantum Finance

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos