Últimas notícias

Fed: inflação seguirá alta em nível desconfortável por ‘algum tempo’

Os dirigentes ressaltaram que estão bastante atentos aos riscos para a inflação

Fed: inflação seguirá alta em nível desconfortável por ‘algum tempo’
FED (Foto: Andrew Hamik/ Associated Press)

(Letícia Simionato e Gabriel Bueno da Costa) – Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) avaliam que a inflação deve seguir alta em um nível desconfortável por “algum tempo”. A avaliação está na ata da reunião de política monetária mais recente do da instituição, publicada há pouco.

“Os dirigentes observaram que a inflação permaneceu inaceitavelmente alta e bem acima da meta de longo prazo de 2%. À luz da leitura alta do CPI para junho, os dirigentes ainda notaram que a inflação do PCE provavelmente teria aumentado ainda mais naquele mês. Eles também concordaram que as pressões inflacionárias eram de base ampla e havia pouca evidência até o momento de que as pressões inflacionárias estavam diminuindo”, diz o texto, ao mencionar o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e o índice de preços de gastos com consumo (PCE), este a medida de inflação preferida do Fed.

Ainda segundo o documento, os membros do BC americano notaram que a guerra na Ucrânia e os eventos relacionados estavam criando uma pressão ascendente adicional sobre a inflação e pesando sobre a atividade econômica global. Por outro lado, os bloqueios contra a covid-19 da China afetaram as cadeiras de suprimentos “modestamente”. Já os gargalos de oferta continuam a pressionar os preços, sendo que houve sinais de melhora gradual.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diante desse cenário, os dirigentes ressaltaram que estão bastante atentos aos riscos para a inflação. “Eles esperam que o adequado fortalecimento da política monetária e um eventual alívio dos desequilíbrios de oferta e demanda trariam a inflação de volta a níveis consistentes com o objetivo de longo prazo do Comitê e manteriam as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas”, traz o documento.

Entre os participantes do mercado, pareceu haver uma moderação da inflação. No entanto, os investidores parecem estar cada vez mais atentos aos riscos de baixa para a economia, à luz de choques externos e das contínuas surpresas ascendentes da inflação, aponta a ata.

Já o staff considerou que os riscos para a projeção de inflação estavam voltados para cima, dadas as persistentes surpresas ascendentes observadas nos dados de inflação.