Últimas notícias

Furacão Ida vai impactar produção de petróleo da Shell nos EUA

Danos causados reduzirão drasticamente a produção da Shell até o início do próximo ano

Furacão Ida vai impactar produção de petróleo da Shell nos EUA
Angus Mordant/ Reuters

Danos causados pelo furacão Ida em um centro marítimo de transferência de petróleo dos EUA reduzirão drasticamente a produção da Shell até o início do próximo ano, informou a empresa nesta segunda-feira, reduzindo as entregas de um tipo de produto apreciado pelas refinarias.

A Shell emergiu como o produtor de petróleo mais atingido pelo furacão Ida, que atingiu o Golfo do México nos Estados Unidos no mês passado e removeu 27 milhões de barris do mercado. Cerca de 40% da produção da Shell na região marítima permanece paralisada.

A instalação de transferência danificada, West Delta-143, transporta petróleo e gás de três campos principais para processamento em terminais em terra. A Shell suspendeu anteriormente “numerosos” contratos de fornecimento de petróleo dos campos, alegando perdas com o furacão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os campos são uma fonte importante do petróleo Mars, um tipo valorizado por refinadores de petróleo nos Estados Unidos e na Ásia.

Os preços de Mars dispararam para uma máxima em um ano no início deste mês, depois diminuíram com o fim de restrições de outras ofertas de petróleo.

“Isso é muito grande”, disse Artem Abramov, analista da Rystad Energy. Ele estimou que a perda de produção removerá de 200.000 a 250.000 barris por dia (bpd) da oferta de petróleo do Golfo do México por vários meses. O Golfo contribui com cerca de 16% da produção de petróleo dos EUA, ou 1,8 milhão de bpd.

Um porta-voz da Shell afirmou que não daria mais detalhes.

A Shell é a maior produtora de petróleo dos Estados Unidos no Golfo do México, com oito instalações que bombeiam cerca de 333.000 bpd, de acordo com a Rystad.

Publicidade