Últimas notícias

Intel tem interesse em participar de consórcio para controlar Arm

Intel tem interesse em participar de consórcio para controlar Arm
Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

O presidente-executivo da Intel, Pat Gelsinger, disse que a companhia está interessada em participar de um consórcio para controlar a empresa britânica de design de semicondutores e software Arm.

O executivo afirmou que houve conversas na indústria sobre a formação de um consórcio antes mesmo da Nvidia propor a compra da Arm. A oferta da Nvidia, avaliada em até 80 bilhões de dólares fracassou na semana passada. O SoftBank, controlador da Arm, citou obstáculos regulatórios e disse que tentará listar a empresa no mercado acionário.

Gelsinger disse que ficaria satisfeita em ver a Arm fazer um IPO ou ser controlada por um consórcio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Não somos grandes usuários da Arm, mas usamos a Arm. Vamos ser maiores usuários d Arm conforme tornamos ela parte de nossa agenda IFS (produção de chips)”, disse o executivo. “Então, se um consórcio surgir, provavelmente seríamos favoráveis a participar dele de alguma forma.”

A Intel espera que sua margem de lucro caia este ano e depois se mantenha estável por vários anos, à medida que investe em novas tecnologias e fábricas para atender à crescente demanda por chips, mas acrescentou que prevê melhora a partir de 2025.

A margem bruta deve cair para 52% este ano, de quase 58% no ano passado, disse a Intel em encontro com investidores. A empresa viu níveis de 51% a 53% em 2023 à 2024 antes de voltar para 54% a 58% nos anos seguintes.

A companhia previu um aumento de receita de 1,7%, para 76 bilhões de dólares em 2022. Após isso, crescimento de um ponto percentual médio a alto entre 2023 à 2024, seguido por ganhos de 10% a 12% em 2025 e 2026.

Os anúncios de investimento da Intel no ano passado incluem 20 bilhões de dólares para uma nova fábrica de chips nos Estados Unidos. Esta semana, a empresa anunciou a compra da fabricante israelense de chips Tower Semiconductor por 5,4 bilhões de dólares. Esses investimentos ajudarão a Intel a desenvolver um negócio de produção de microprocessadores para terceiros.

Publicidade