Últimas notícias

Mercado Pago vai lançar saque e depósito via PIX

O serviço vai ser oferecido inicialmente por um programa piloto na cidade de São Paulo

Mercado Pago vai lançar saque e depósito via PIX
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Mercado Pago vai passar a processar saques e depósitos em espécie a partir de abril por meio do PIX, à medida que o braço de serviços financeiros do Mercado Livre lança mão de unidades físicas do grupo para engajar sua base de milhões de usuários expandida durante a pandemia no Brasil.

O serviço vai ser oferecido inicialmente por um programa piloto na cidade de São Paulo e deve gradualmente ser ampliado no segundo trimestre para cerca de 2,8 mil lojas pelo país que vendem por meio do marketplace do Mercado Livre. Depois, o Mercado Pago planeja ter o serviço na rede de lotéricas, alcançando 14,5 mil unidades pelo país.

Segundo o vice-presidente do Mercado Pago, Tulio Oliveira, a iniciativa atende a uma demanda de clientes que querem fazer algumas transações em espécie, enquanto permite que lojistas parceiros tenham uma possibilidade de faturamento extra.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A operação de saque na rede credenciada será tarifada, mas o Mercado Pago não divulgou um valor, deixando para os lojistas credenciados alguma flexibilidade para definir a tarifa.

A iniciativa surge no momento em que, após um crescimento explosivo nos últimos dois anos devido a medidas de isolamento social, grandes portais de comércio eletrônico e de serviços financeiros no Brasil buscam meios de engajar clientes e ampliar opções para monetizar seus negócios, alguns ainda deficitários.

Com cerca de 34 milhões de usuários únicos no fim de 2021, o Mercado Livre teve prejuízo de 46,1 milhões de dólares no quarto trimestre, ante prejuízo de 50,6 milhões um ano antes. O Mercado Pago tinha cerca de 12 milhões de usuários.

“Desde o ano passado, nosso foco tem sido crescimento com rentabilidade”, disse Oliveira a jornalistas nesta quinta-feira, na sede da companhia no Brasil, em São Paulo.

Uma das divisões que cresce no conglomerado, o Mercado Pago deve receber uma parte dos cerca de 17 bilhões de reais do investimento anunciado pelo Mercado Livre para o Brasil em 2022.

Publicidade

Segundo Oliveira, além de ampliar contratações — hoje o Mercado Pago tem cerca de 500 funcionários, a maioria engenheiros de software, a companhia usará os recursos para marketing e lançamento de novos produtos financeiros, como crédito, seguros e investimentos.

Um deles será lançado em abril, o primeiro CDB do Mercado Pago a ser vendido diretamente para o varejo.

“Esse será um primeiro produto mais simples, depois lançaremos outros”, adicionou Oliveira, declinando de dar mais detalhes.