Últimas notícias

Minério de ferro se recupera com queda em embarques das mineradoras

Commodity reage depois de perdas em quatro sessões consecutivas

Minério de ferro se recupera com queda em embarques das mineradoras
Foto: Shutterstock/T photography/Reprodução

Os contratos futuros do minério de ferro de referência na Bolsa de Commodities de Dalian, na China, se recuperaram na terça-feira (19) depois de perdas em quatro sessões consecutivas, ganhando até 1,6% com a queda nos embarques dos principais fornecedores.

Os embarques de minério de ferro que partiram da Austrália e do Brasil ficaram em 23,54 milhões de toneladas na semana encerrada em 17 de outubro, uma queda de 589 mil toneladas em relação à semana anterior, mostraram dados da consultoria Mysteel.

O BHP Group, maior mineradora do mundo, registrou uma queda de quase 5% na produção de minério de ferro no primeiro trimestre. Na semana passada, a Rio Tinto rebaixou sua previsão de embarques de minério de ferro para 2021 devido a um mercado de trabalho apertado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O contrato de minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian, para entrega em janeiro, fechou em alta de 0,1%, a 707 iuanes (110,37 dólares) por tonelada.

Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega na China SH-CCN-IRNOR62, compilados pela consultoria SteelHome, permaneceram inalterados em 123 dólares por tonelada na segunda-feira em relação à sessão anterior.

Outros ingredientes siderúrgicos ampliaram os ganhos na bolsa de Dalian.

O carvão metalúrgico saltou 0,9%, para 3.729 iuanes por tonelada.

Os futuros do coque chegaram a subir 8,2%, para 4.550 iuanes por tonelada, antes de fechar em alta de 4,7%, a 4.402 iuanes.

Publicidade

O vergalhão de aço na Bolsa de Futuros de Xangai, usado nos setores de construção, subiu 2,3%, para 5.546 iuanes por tonelada.

As bobinas laminadas a quente avançaram 1,2%, para 5.736 iuanes por tonelada.