Últimas notícias

Pagamento pela Rússia de outro título é processado nos EUA, diz fonte

O pagamento significa que a Rússia evitou seu primeiro calote, por enquanto, desde a crise financeira de 1998

Pagamento pela Rússia de outro título é processado nos EUA, diz fonte
O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: AP

O pagamento de cupom pela Rússia de um título soberano com vencimento em 2029 foi processado pelo banco correspondente JPMorgan Chase & Co, disse uma fonte nesta segunda-feira, a segunda vez nos últimos dias que o país parece evitar um calote.

A Rússia deveria pagar 66 milhões de dólares a detentores do título na segunda-feira.

Na semana passada, o país pagou os juros de dois títulos soberanos, aliviando as dúvidas sobre sua intenção e capacidade de honrar a dívida externa depois de sanções duras adotadas por países ocidentais após a invasão da Ucrânia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O pagamento significa que a Rússia evitou seu primeiro calote, por enquanto, desde a crise financeira de 1998 e o primeiro de um título internacional desde a revolução de 1917.

O JPMorgan trabalhou na segunda-feira com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sobre as aprovações necessárias, disse a fonte familizarizada com a situação.

O pagamento avançou para o próximo passo antes de o dinheiro ser entregue aos detentores de títulos, acrescentou a fonte. A Reuters não conseguiu averiguar qual banco seria o agente de pagamento.

Na semana passada, o JPMorgan processou o pagamento como banco correspondente e o entregou ao Citigroup Inc, que, como agente pagador, distribuiu os fundos aos detentores.