Últimas notícias

Preços das criptomoedas se movem em conjunto com mercados tradicionais

Até recentemente, as instituições e outros novos participantes eram vistos como benéficos para as criptomoedas

Preços das criptomoedas se movem em conjunto com mercados tradicionais
Foto: Envato Elements
  • Traders e analistas dizem que uma das razões pelas quais os mercados estão se movendo em conjunto é porque muitos investidores tradicionais adicionaram moedas digitais a seus portfólios.

Os preços das criptomoedas estão se movendo em sincronia com ações e títulos, punindo aqueles que compraram bitcoin e outros ativos digitais em parte para diversificar seus investimentos.

A correlação de três meses entre as criptomoedas bitcoin e ether e os principais índices de ações dos EUA atingiu seu nível mais alto já registrado na semana passada, de acordo com a Dow Jones Market Data. Esse nível, entre 0,67 e 0,78, é mais que o triplo da correlação média entre cripto e S&P 500 de 2019 a 2021. Uma correlação de 1 sugere que os mercados estão se movendo em sincronia, enquanto 0 diz que não estão relacionados. As correlações de um e dois meses estão em níveis recordes.

No dia dessa correlação recorde, o bitcoin caiu 10% e o Nasdaq Composite Index caiu mais de 4%, marcando seu maior declínio de três dias já registrado. A criptomoeda “tornou-se parte do sistema financeiro convencional, e isso não é bom para sua viabilidade como uma classe alternativa de ativos”, disse Richard Craib, que administra um fundo de hedge quant em São Francisco chamado Numerai. “Não está servindo ao seu propósito original como um ativo não correlacionado.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por vários anos, os defensores do bitcoin, ether e outras criptomoedas argumentaram que poderiam servir como investimentos “alternativos” que ajudariam a compensar as perdas em um portfólio de investimentos, ou pelo menos amortecer quaisquer declínios em ações e títulos. Esses argumentos, entre outros, ajudaram a persuadir mais fundos de hedge e outros investidores profissionais a adicionar bitcoin e ether a seus portfólios.

Traders e analistas dizem que uma das razões pelas quais os mercados estão se movendo em conjunto é porque muitos investidores tradicionais adicionaram moedas digitais a seus portfólios. Como eles sofreram com seus investimentos em ações e títulos na mais recente derrota do mercado, alguns investidores estão levantando dinheiro vendendo criptomoedas. Ao mesmo tempo, a fraqueza em ações e títulos reduziu o apetite de muitos investidores por criptomoedas.

Na semana passada, Alesia Haas, diretora financeira da corretora de criptomoedas Coinbase, disse: “A Nasdaq caiu, o Bitcoin caiu. E isso levou a que cada vez menos dólares fossem colocados em criptomoedas”.

Até recentemente, as instituições e outros novos participantes eram vistos como benéficos para os mercados de criptomoedas. Agora, como alguns desses mesmos investidores vendem em um mercado em queda, a desvantagem dessa mudança está se tornando mais aparente, dizem alguns. No entanto, muitos dizem que os recentes movimentos de baixa em tantos mercados são um sinal positivo. Os investidores estão enfrentando um novo mundo de taxas de juros mais altas, uma percepção necessária para que os mercados financeiros encontrem seu equilíbrio, dizem esses analistas.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos