Últimas notícias

Empresa de robótica AutoStore é avaliada em US$ 12,4 bi em IPO

A operação marca o maior IPO da Noruega em duas décadas

Empresa de robótica AutoStore é avaliada em US$ 12,4 bi em IPO
FOTO:iLexx

A firma norueguesa de robótica AutoStore disse na quarta-feira (20) que fixou o preço de sua oferta pública inicial de ações (IPO) em 31 coroas norueguesas por papel, o que avalia a companhia em 103,5 bilhões de coroas (12,4 bilhões de dólares).

A operação marca o maior IPO da Noruega em duas décadas. A AutoStore é, apoiada pela SoftBank e arrecadou 2,7 bilhões de coroas com a emissão das ações, enquanto os controladores existentes, Thomas H. Lee Partners, EQT e outros venderam ações no valor de 15,3 bilhões de coroas.

“O dinheiro que recebermos com o IPO será usado principalmente para reduzir dívida para um nível mais normal para uma empresa de capital aberto”, disse o presidente-executivo, Karl Johan Lier, à Reuters.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Fundada em 1996, a AutoStore possui 20 mil robôs implantados em mais de 35 países para automatizar depósitos. A empresa, cujos clientes incluem ASDA, Gucci e Lufthansa, usa robôs para armazenar e recuperar produtos, permitindo que os clientes armazenem quatro vezes seu estoque no mesmo espaço.

Em abril, a SoftBank comprou uma participação de 40% na empresa norueguesa por 2,8 bilhões de dólares, avaliando a AutoStore em cerca de 7 bilhões de dólares na época.