Últimas notícias

Temor com recessão impede Ibovespa de subir com convicção

Além do externo, investidores têm cautela diante do adiamento da votação da PEC dos Benefícios

Temor com recessão impede Ibovespa de subir com convicção
Setor financeiro teve destaque no Ibovespa, enquanto ações de tecnologia sofreram (Foto: Pixabay)

Por Maria Regina Silva – O Ibovespa tenta recuperar parte da queda recente, mas há poucos motivadores da alta. Após ceder 0,12%, na mínima diária aos 98.181,28 pontos, o índice Bovespa sobe, mas sem forças para retomar a marca dos 99 mil pontos vista há pouco (máxima a 99.141,21 pontos, alta de 0,86%). Porém, a alta não convence, o que sugere que terá dificuldade em apagar o recuo nos dois últimos pregões.

Enquanto espera a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que sai às 15 horas, e monitoram o noticiário envolvendo a PEC dos Benefícios, o mercado avalia indicadores americanos.

O índice de gerentes de compras composto, da S&P Global, dos EUA, recuou a 52,3 em junho, de 53,6 em maio, enquanto o ISM de Chicago de serviços caiu a 55,3 (previsão de 54). Já o indicador de emprego Jolbs mostrou que a abertura de postos de trabalho caiu a 11,254 milhões em maio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Se os PMIs tivessem acelerado, indicaria um Fed mais agressivo juros. Mas se olharmos pelo lado da oferta, ela está muito fraca. O grande ponto é a parte de serviços que, se puxar muito preocupa. A questão é que o Fed errou lá atrás ao estender as benesses durante a pandemia, gerando muita liquidez nos mercados e puxando os preços. Não tinha produção e o estoque caiu”, explica Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora.

Conforme Velloni, o grande temor é com a recessão, em meio um ambiente de alta de juros e instabilidade da China por conta da covid-19. Por isso, diz o economista da Frente Corretora, o mercado espera a ata do Fed, que sai às 15 horas, para tentar entender o quanto a autoridade monetária pretende frear a economia, à medida que a inflação segue elevada.

Além do externo, investidores têm cautela diante do adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, também chamada de ‘PEC Kamikaze’, em comissão especial da Câmara. No entanto, hoje, à rádio CBN, o relator da PEC, Danilo Forte (União Brasil-CE), rebateu as críticas com relação à duração da proposta que vai vigorar até dezembro deste ano ao afirmar que seria uma “irresponsabilidade fiscal” prorrogar as medidas e comprometer o orçamento de 2023. ”
Além disso, a alta do petróleo é insuficiente para empolgar as ações do setor e também o índice Bovespa, já que o minério de ferro no mercado futuro chinês caiu, ajudando no recuo das bolsas asiáticas.

Como destaca Jennie Li, estrategista de ações da XP, a queda na Ásia reflete principalmente temores relacionados à covid-19 na China, em meio a mais uma rodada de testes em massa em Xangai. Apesar de ter suspendidos os isolamentos, a cidade mais populosa do país continuará impondo restrições, o que pode acentuar o desaquecimento da economia do gigante asiático.

Enquanto isso, as bolsas europeias sobem se ajustando a alguma melhora vista no fim do pregão de ontem nos EUA, as americanas têm instabilidade, com viés de baixa.

Publicidade

“À tarde, a ata do FOMC deve reiterar o modo atual de combate à inflação, o que tem sido sinalizado nas recentes declarações de dirigentes do Fed, apoiando mais uma alta de 75 bps nos juros neste mês”, acrescenta o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria.

Às 11h21, o Ibovespa subia 0,20%, aos 98.494,93 pontos.