Últimas notícias

Warren Buffett critica Wall Street em reunião da Berkshire Hathaway

A reunião aconteceu após a Berkshire revelar que comprou mais de 51 bilhões de dólares em ações no 1º tri

Warren Buffett critica Wall Street em reunião da Berkshire Hathaway
Warren Buffett em 2018. Foto: REUTERS/Rick Wilking
  • A participação em caixa da Berkshire caiu para cerca de 106 bilhões de dólares ante quase 147 bilhões de dólares no trimestre

O investidor bilionário Warren Buffett criticou os excessos de Wall Street neste sábado, e, depois de gastar dezenas de bilhões de dólares em ações e companhias em março, elogiou a virtude de manter o dinheiro disponível, ao apresentar o primeiro encontro presencial da Berkshire Hathaway desde 2019.

Buffett, de 91 anos, que é presidente e diretor-executivo da Berkshire, e o vice-presidente Charlie Munger, de 98 anos, responderam perguntas em uma arena no centro da cidade de Omaha, no Nebraska. Os vice-presidentes Greg Abel, sucessor designado de Buffett como CEO, e Ajit Jain também se juntaram a eles.

A reunião aconteceu após a Berkshire revelar que havia comprado mais de 51 bilhões de dólares em ações no primeiro trimestre, incluindo uma participação muito maior na Chevron Corp, e que agora parou de recomprar suas próprias ações.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Berkshire também disse que o lucro operacional foi pouco alterado no primeiro trimestre, já que muitas empresas conseguiram aumentar as receitas apesar das interrupções na cadeia produtiva causada pela variante Ômicron da Covid-19 e a invasão russa da Ucrânia.

Buffett lamentou em sua carta anual aos acionistas em fevereiro a falta de oportunidades de investimento. Isso levou um acionista a perguntar o que mudou em março, quando a Berkshire comprou 14,6% da Occidental Petroleum Corp e concordou em pagar 11,6 bilhões de dólares pela seguradora Alleghany Corp. Buffett disse que era simples: ele se interessou pela Occidental depois de ler um relatório de analista, e pela Alleghany depois que seu presidente-executivo escreveu para ele. “Os mercados fazem coisas malucas e, ocasionalmente, a Berkshire tem a chance de fazer alguma coisa”, disse ele. “Não é porque somos inteligentes… acho que somos sãos.” A participação em caixa da Berkshire caiu para cerca de 106 bilhões de dólares ante quase 147 bilhões de dólares no trimestre, mas Buffett disse que é importante manter dinheiro suficiente disponível. “Sempre teremos muito dinheiro”, disse. “É como o oxigênio, está lá o tempo todo, mas se desaparecer por alguns minutos, está tudo acabado.”

Buffett também escolheu um alvo favorito, Wall Street, dizendo que o mercado de ações às vezes se assemelha a um cassino ou parceiro de jogo.

“Isso existiu em um grau extraordinário nos últimos dois anos, incentivado por Wall Street”, disse ele.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos