Últimas notícias

XP: Projeção é de alta de 0,6% do volume de serviços em setembro

Em relatório, o economista da XP Rodolfo Margato destaca a retomada dos serviços prestados às famílias

XP: Projeção é de alta de 0,6% do volume de serviços em setembro
Foto: Jason Lee/Reuters

O crescimento de 0,5% do volume de serviços de agosto em relação a julho superou as expectativas e mostra os impactos da reabertura da economia no setor, avalia a XP Investimentos. Preliminarmente, a corretora estima expansão de 0,6% para o setor na margem em setembro.

Em relatório, o economista da XP Rodolfo Margato destaca a retomada dos serviços prestados às famílias (2,0% para 4,1%), com expansão de 4,5% dos serviços de hospedagem e alimentação, puxados pelo avanço da vacinação e aumento da mobilidade.

“Reiteramos que os serviços às famílias devem responder por parcela relevante do crescimento do PIB Produto Interno Bruto total neste semestre, puxados pela normalização das atividades classificadas como não-essenciais (reabertura econômica), deslocamento das despesas das famílias de bens para serviços e recuperação do nível de emprego”, escreve Margato.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O crescimento total dos serviços deixou carrego estatístico de expansão de 3,3% para o setor no terceiro trimestre, calcula Margato. Caso a projeção preliminar da corretora para setembro se confirme, os serviços vão avançar 3,6% no período.

Para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a XP espera crescimento de 0,1% na margem em agosto. A corretora estima expansão de 0,5% para o PIB brasileiro no terceiro trimestre em relação ao segundo.